O período quente já está iniciando e é comum que as famílias optem por consumir água mineral ao invés da que vem pela torneira em função das viroses que se espalham neste período e a versão favorita das mesmas é justamente o galão de água. Seja de 10 ou 20 litros, esta se torna uma ótima e barata opção para ter água fresca e de qualidade em casa. Porém, você sabia que esses galões possuem prazo de validade?

Pois é, meu amigo e minha amiga, este tipo de galão possui o prazo máximo de uso de três anos, após este período o fornecedor é obrigado a troca-lo por um novo. Porém, é muito importante que você confira a validade no momento da compra já que é possível que as empresas cometam erros ou até mesmo tentem cortar custos utilizando galões vencidos. Caso você perceba que está havendo qualquer irregularidade, é preciso que faça uma denúncia ao Ministério Público Estadual (MPE) para que assim as devidas providências sejam tomadas.

bombonas de agua tem validade tricurioso 1

Mas por que galões vencem?

O prazo foi definido pelo Departamento Nacional de Produção de Água Mineral (DNPM) em função do desgaste que os galões sofrem por fora em função do transporte, pancadas e calor. Além do fato da própria lavagem interna poder provocar rachaduras e comprometer a higiene.

“Os consumidores devem ficar atentos porque esse prejuízo não pode ser sofrido pelo usuário. Vamos supor que o consumidor tenha adquirido água mineral e esse garrafão vença ainda enquanto tiver em uso do consumidor. Quando o consumidor for comprar água, a quem ele for comprar, é obrigado a receber esse vasilhame vencido e trocar por um novo porque quem tem que suportar esse prejuízo é o fabricante ou fornecedor e não o consumidor” disse a promotora do consumidor Euza Missano

Viu só? Abra o olho e fique sempre atento sobre o vencimento do seu galão!