A Black Friday está quase ai, faltam poucas horas para podermos conferir alguns excelentes descontos e promoções. Existem inúmeras pessoas que esperam ansiosamente por esta data e que passam grande parte do ano torcendo para que seu produto favorito entre na Black Friday. Porém, você sabe como são selecionados esses produtos?

Leia também: Como surgiu a Black Friday?

O CEO Brasil do Reclame Aqui declarou que a data é muito utilizada pelos varejistas como momento para colocar em promoção aqueles modelos mais antigos que estão há tempos no estoque sem sucesso de venda, já os modelos novos se mantem com o preço sugerido pelo fabricante. Ou seja, esta é a data vista por eles como a ideal para terminar com os produtos encalhados em estoque em função do lançamento de algum modelo mais novo.

“Saiu o iPhone X, o preço em todos os sites é igual ao do fabricante, mas o iPhone 8 está mais barato. O varejista vende mais o que está encalhado”, explica.

Produtos que terão promoções na Black Friday

Leia também: Black Friday para Gulosos: Promoções do McDonald’s, Subway e Burger King

Em um outro cenário onde o consumidor não comprasse o modelo mais antigo nessas datas, os lojistas passariam a vender os modelos mais novos com valores acessíveis. Porém, além da vontade dos varejistas de terminar com os produtos encalhados, também existe uma parte importante nesta história: os fabricantes. Os produtos que receberão os descontos são definidos em uma espécie de reunião onde tanto a loja quanto a fábrica precisam entrar em consenso. Porém, o que muitas vezes ocorre é o fato de nem todos os produtos estarem disponíveis para desconto, mais uma vez sempre priorizando os modelos mais antigos.

Ou seja, se você espera que algum modelo novo, 2018, entre na promoção, a chance de isso acontecer é muito pequena. Desculpe por destruir seus sonhos e esperanças, porém de qualquer forma não perca a fé e aguarde amanhã para conferir, vai que seu fabricante favorito decida contempla-lo com essa alegria?