Curiosidades

Você sabia que David Bowie teve seu próprio provedor de internet?

Você sabia que David Bowie teve seu próprio provedor de internet?

É isso mesmo que você leu, em 1998 o lendário David Bowie lançou o chamado BowieNet, um provedor próprio – o primeiro criado por um artista – que custava US$19,95 por mês e garantia tanto o acesso à rede quanto conteúdo exclusivo para os fãs. Esta veloz conexão – dial up – estava disponível em toda a América do Norte e, já no ano seguinte, em todo o mundo.

Sua ideia era que o provedor funcionasse como uma forma de unir seus fãs, havia até mesmo uma página inicial customizada, um email próprio – usuario@davidbowie.com – área para notícias, salas de bate papo e outros recursos. Caso você quisesse se manter em seu provedor antigo e ao mesmo tempo participar da comunidade, bastava pagar US$5,95 por mês para ter o acesso. Este serviço era oferecido pela UltraStar Internet Services que foi criada apenas para este propósito. Até mesmo o grupo utilizava a plataforma para interagir com os fãs através do apelido Sailor.

Se você parar para pensar, David Bowie antecipou o grande movimento das redes sociais 5 anos antes de surgir o MySpace e 6 antes do Facebook. A BowieNet chegou a ter cerca de 100 mil assinaturas, porém em 2000 houve o fim da internet discada, o que tornou o serviço obsoleto. Então, em 2006 a UltraStar foi vendida para a Live Nation, marcando o fim da BowieNet.

Assista a um dos conteúdos exclusivos publicados por lá:

Sensacional, não acha? Comente!

 

Leia Também: