A “Bola de Manteiga de Krishna” é uma curiosa atração turística da cidade indiana de Mahabalipuram, a cerca de 60 km ao sul de Chennai, um lugar famoso pelas suas esculturas em pedra. A tal “Bola de Manteiga” é na verdade uma rocha gigante de granito com 5 metros de diâmetro que consegue ficar equilibrada mesmo apresentando um suave declive em sua parte inferior, o que aparentemente desafia as leis da física.

O seu nome peculiar surgiu a partir de uma história da mitologia hindu. Reza a lenda que o Senhor Krishna (uma das divindades mais cultuadas em toda a Índia) tinha um apetite insaciável por manteiga, de modo que ele muitas vezes roubava um punhado do pote de manteiga da sua mãe quando era criança. A história conta que a enorme rocha seria um pedaço do amontoado de manteiga que o jovem Krishna deixou cair do céu.




conheca a rocha na india que desafia as leis da fisica 1

Mas apesar de todo o fascínio envolvido, alguns cientistas sugerem uma explicação científica para a surpreendente posição da rocha. Eles acreditam que a parte do pedregulho que toca o chão é cortada em um formato que promove uma superfície plana, o que promove a estabilidade necessária para mantê-la intacta no lugar. A única dúvida sobre a rocha que ainda ronda a cabeça dos estudiosos é o que poderia causar tal erosão a ponto de deixar a superfície relativamente reta. Os geólogos argumentam que é improvável que os efeitos da corrosão natural tenham produzido uma forma tão anormal, o que levanta a hipótese de que a base da rocha também se trata de uma formação natural.

conheca a rocha na india que desafia as leis da fisica 2




A posição bizarra da Bola de Manteiga de Krishna faz com que ela seja bastante popular entre os habitantes locais e os turistas, pois é um cenário interessante para aqueles que gostam de tirar algumas fotografias bizarras. É comum ver visitantes colocando as mãos sob a rocha ao posar para fotos, o que dá a impressão de que eles são os responsáveis pelo equilíbrio do pedregulho. A rocha também oferece uma sombra para aqueles que buscam se esconder do sol e as crianças locais transformam a encosta escorregadia em um escorregador natural.

conheca a rocha na india que desafia as leis da fisica 3

Mahabalipuram é atualmente uma cidade puramente turística e a Bola de Manteiga de Krishna é apenas uma das suas principais atrações. As pessoas também visitam esse lugar para ver magníficas gravuras rupestres, templos, santuários de cavernas, gigantescos relevos ao ar livre e outros monumentos históricos. Por causa de todos esses pontos turísticos e sua importância histórica, Mahabalipuram se tornou um Patrimônio Mundial da UNESCO, que é o título dado às regiões que apresentam valores inigualáveis e fundamentais para a humanidade.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!