Se você acha que os físicos só estudam temas relacionados à origem do universo e aos grandes problemas da humanidade, talvez esteja na hora de rever os seus conceitos. Dois pesquisadores italianos elaboraram recentemente uma fórmula que promete deixar qualquer pizza perfeitamente saborosa, o que certamente poderá agradar muitos pizzaiolos e clientes.

Os físicos Andrey Varlamov e Andreas Glatz se juntaram ao antropólogo de comida Sergio Grasso durante o desenvolvimento do estudo que recebeu o nome “A Física da Boa Pizza”, no qual eles revelaram os processos necessários para a produção de uma pizza perfeita. Eles fizeram os experimentos ao comparar os dois métodos mais populares para assar pizza: um forno de tijolos de uma pizzaria e um forno moderno, semelhante ao que temos em nossas casas. Durante o estudo, os autores se concentraram em elaborar uma pizza simples como a Margherita, mas eles acreditam que as descobertas podem servir para quase todos os tipos de pizza.

fisicos italianos desenvolveram uma suposta formula para a pizza perfeita 1

O resultado do teste indicou que a pizza deve ser assada em um forno a lenha com um fundo refratário em uma temperatura de 300 graus Celsius por exatamente dois minutos. Para criar a pizza perfeita, os físicos também sugerem a utilização de um forno de tijolos ao invés de um forno metálico. O segredo do sucesso de um forno de tijolos está no fato de que ele fornece calor uniforme em todas as paredes curvas e no chão de pedra, assando a massa uniformemente. O forno de tijolos também permite que os pizzaiolos levantem as suas pizzas com uma pá de madeira por alguns segundos a mais, o que permite que as coberturas fiquem prontas sem torrar excessivamente a crosta.

O estudo também descobriu que, durante os horários de mais movimentos nos pizzarias, os pizzaiolos costumam aumentar a temperatura do forno em aproximadamente 30 graus para para produzirem mais pizzas em menos tempo. No entanto, esta abordagem apressada resulta em uma pizza de qualidade inferior, com fundos mais duros e recheios com gosto duvidoso. Segundo os físicos, é por essa razão que as pizzas feitas antes das 8 ou depois das 10 da noite apresentam um melhor resultado, pois a menor demanda nesse horário permite um ambiente de cozimento mais relaxado e temperaturas mais amenas no forno.

Curioso, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!