Existem milhões de ovelhas espalhadas pelo mundo, mas curiosamente algumas conseguem se destacar por alcançar feitos bastante incomuns. Por exemplo, a ovelha Dolly entrou para a história nos anos 90 por ser o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta. Mas o assunto desse post não é sobre Dolly, mas sobre Shrek, um macho castrado da raça Merino que vivia na Nova Zelândia e que ganhou fama internacional em 2004 devido à sua gigantesca camada de lã.

Shrek ganhou notoriedade mundial depois de ter conseguido escapar do seu recinto e ter fugido dos tosquiadores por seis anos, chegando a se esconder em lugares bastante complexos, como grutas e cavernas. As ovelhas merino são geralmente tosquiadas anualmente, mas como Shrek conseguiu escapar da lâmina por longos anos, ele estava com uma aparência praticamente irreconhecível quando foi finalmente capturado. Segundo John Perriam, proprietário de Shrek, o animal parecia “uma criatura bíblica”, por causa da sua aparência tão diferente.

a curiosa historia de shrek a ovelha que escapou da tosquia por 6 anos 1

As ovelhas primitivas costumam perder a maior parte da sua lã a cada ano, mas as raças domésticas criadas especialmente para a obtenção de carne, como as Merino, continuam a produzir lã o tempo todo até serem cortadas. Durante seus dias fuga em florestas e em cavernas, Shrek conseguiu acumular um amontoado de lã que pesava 27 kg, cerca de seis vezes o peso médio produzido por uma ovelha da mesma espécie. De fato, era tanta lã que seria suficiente para produzir ternos para 20 homens adultos.

a curiosa historia de shrek a ovelha que escapou da tosquia por 6 anos 2

Depois de capturado, Shrek ganhou fama imediatamente. Ele apareceu ao vivo na televisão nacional da Nova Zelândia e sua lã foi tosquiada e leiloada com o objetivo de arrecadar dinheiro para instituições de caridade para crianças. Shrek até chegou a conhecer a então primeira-ministra da Nova Zelândia, Helen Clark, e tornou-se assunto de jornais e livros infantis. Dois anos e meio após a sua primeira aparição ao vivo na televisão, Shrek foi novamente tosquiado, desta vez em um iceberg flutuante localizado na costa de Dunedin, Nova Zelândia.

a curiosa historia de shrek a ovelha que escapou da tosquia por 6 anos 3

Infelizmente, Shrek morreu em 2011 aos dezesseis anos, que seriam equivalentes a 90 anos humanos. A ovelha morreu de causas naturais e até hoje é lembrada por moradores da região onde vivia.

Esse Shrek era uma grande figura, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!