A laranja é uma fruta extremamente comum. Não importa em qual parte do mundo você esteja, é bem provável que você encontre algum lugar vendendo laranjas por perto. De fato, ela é a fruta cítrica mais popular, um título que ela ostenta principalmente graças ao seu sabor suculento e sua versatilidade na hora do preparo de vários pratos culinários, que também incluem sucos e sobremesas. Mas além disso, a sua alta concentração de vitaminas e nutrientes pode fazer maravilhas para a nossa saúde. Confira abaixo alguns dos seus principais benefícios:

Fortalece o sistema imunológico

A laranja tem uma composição rica em vitaminas que estimulam as funções imunológicas. Por isso, ela é muito útil no desenvolvimento de anticorpos e células do sistema imunológico que são responsáveis por detectar e destruir rapidamente os patógenos invasores. Além disso, essa fruta ajuda a reduzir o estresse oxidativo nas células.

quais sao os beneficios da laranja para a saude 1

Melhora a aparência da pele

A laranja promove uma ação estimulante na produção de colágeno, o que a torna um alimento ideal quando o assunto é a saúde da pele. A laranja também pode ajudar a minimizar os efeitos das cicatrizes provenientes de acnes, pois promove o surgimento de novas células nessas regiões. Por fim, a vitamina A presente em sua composição também funciona como um agente refletor dos raios UV, protegendo a sua pele de uma forma ainda mais eficaz.

Auxilia na digestão

Problemas com o sistema digestivo são frequentemente associados ao aumento da acidez no estômago, assim como o surgimento de distúrbios que afetam os intestinos. Nesses casos, a laranja ajuda a melhorar as funções do sistema digestivo ao estimular a secreção dos sucos gástricos e ao diminuir a acidez do estômago. Vale destacar que essa ação protetora pode evitar problemas a longo prazo, como a gastrite.

Ajuda a proteger o coração

O consumo regular da laranja pode fornecer uma proteção extra para o seu coração, pois ela ajuda o organismo a diminuir os níveis de colesterol. Ela é capaz de promover essa ação por causa de sua alta concentração de fibras solúveis, que promovem a remoção da gordura na corrente sanguínea.

quais sao os beneficios da laranja para a saude 2

Regula a pressão arterial

A laranja é uma ótima fruta para aqueles que buscam regular a sua pressão arterial, graças à presença de potássio em sua composição. Esse mineral compensa a retenção de água causada pela ingestão de alimentos com alto teor de sódio. A laranja também ajuda a melhorar as funções dos rins, que também desempenham um papel fundamental na regulação da pressão arterial.

É boa para a visão

A laranja possui vitamina A e compostos bioflavonoides que ajudam a proteger os olhos da degeneração macular e catarata. Além disso, ela fornece uma proteção adequada às membranas que revestem os olhos, mantendo-as saudáveis por longos períodos de tempo.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!