Uma tristeza na vida era tirar uma foto e ver que os olhos ficam vermelhos com o nosso amigo flash. Isto era algo que acontecia muito no passado quando tirávamos aquelas belíssimas fotografias com câmeras compactas, hoje é mais raro ver este evento, mas ainda assim acontece. Porém, você sabe por que isso ocorre?

Então, ao sermos modelos de uma foto como esta, quando o flash dispara sua luz entra em nossos olhos diretamente. Caso esta luz toda acaba alcançando nossa retina – parte responsável por formar as imagens que vemos – nossos olhos aparecerão vermelhos. Mas por que vermelho? Esta responsa é simples. A cor ocorre justamente porque esta região é repleta de vasos sanguíneos. Como bem sabemos, o sangue é vermelho, logo as manchas vermelhas nos olhos aparecem. Vale ressaltar que a coloração só ocorre se o flash pegar na retina e para isso ocorrer, sua pupila deve estar muito dilatada e o ambiente com pouca luminosidade.

por que olhos ficam vermelhos fotos tricurioso

Por que a maioria das fotos retiradas com smartphones não causam este efeito?

Simples, grande parte dos smartphones hoje é provido de um tipo de filtro capaz de retirar este problema no momento em que registra a foto. Ou seja, o flash ainda causa o mesmo problema fotográfico, porém o corrige antes mesmo que pensemos nele. Outro recurso que as câmeras possuem hoje é jogar outro recurso luminoso antes do flash, assim causando a contração da sua pupila e impedindo que a luz passe por ela alcançando a retina. Interessante como a tecnologia evolui até mesmo nestes pequenos detalhes, não é mesmo?

Gostou das informações? Comente!