Curiosidades

Por que os olhos ficam vermelhos em fotos tiradas com flash?

Por que os olhos ficam vermelhos em fotos tiradas com flash?

Uma tristeza na vida era tirar uma foto e ver que os olhos ficam vermelhos com o nosso amigo flash. Isto era algo que acontecia muito no passado quando tirávamos aquelas belíssimas fotografias com câmeras compactas, hoje é mais raro ver este evento, mas ainda assim acontece. Porém, você sabe por que isso ocorre?

Então, ao sermos modelos de uma foto como esta, quando o flash dispara sua luz entra em nossos olhos diretamente. Caso esta luz toda acaba alcançando nossa retina – parte responsável por formar as imagens que vemos – nossos olhos aparecerão vermelhos. Mas por que vermelho? Esta responsa é simples. A cor ocorre justamente porque esta região é repleta de vasos sanguíneos. Como bem sabemos, o sangue é vermelho, logo as manchas vermelhas nos olhos aparecem. Vale ressaltar que a coloração só ocorre se o flash pegar na retina e para isso ocorrer, sua pupila deve estar muito dilatada e o ambiente com pouca luminosidade.

Por que a maioria das fotos retiradas com smartphones não causam este efeito?

Simples, grande parte dos smartphones hoje é provido de um tipo de filtro capaz de retirar este problema no momento em que registra a foto. Ou seja, o flash ainda causa o mesmo problema fotográfico, porém o corrige antes mesmo que pensemos nele. Outro recurso que as câmeras possuem hoje é jogar outro recurso luminoso antes do flash, assim causando a contração da sua pupila e impedindo que a luz passe por ela alcançando a retina. Interessante como a tecnologia evolui até mesmo nestes pequenos detalhes, não é mesmo?

Gostou das informações? Comente!

Leia Também: