Se você já ouviu a expressar ‘dar com os burros n’água’ certamente deve ter ficado intrigado. Afinal, apesar de entendermos o sentido da mesma quando colocado em uma frase, se você pensar nela de forma individual percebe que a mesma é uma frase curiosa. Qual será sua origem?

Pois bem, dizem os historiadores que esta expressão surgiu durante o Brasil Colonial quando burros e mulas eram as principais formas de se locomover pelo espaço. Era muito comum ver tropeiros carregarem sua produção de ouro, cacau e café por longas distâncias através da força destes animais batalhadores. Porém, quando a busca por ouro e pedras preciosas dos bandeirantes se tornou desenfreada, as distancias começaram a aumentar ainda mais, explorando espaços de difícil acesso e sem infraestrutura para isso.

expressao dar com burros nagua tricurioso 1

Os bandeirantes e seus burros e mulas percorriam caminhos estreitos, trajetos difíceis e muitas vezes alagados. Infelizmente, nessas regiões onde havia muita água, era comum que o animal acabasse morrendo afogado e quando isso acontecia, toda a mercadoria caia na água e acabava se perdendo. Assim surgiu a expressão ‘dar com os burros n’água’, afinal quando o pobre animal falecia, todo o esforço para conquistar aquele material. Quando o bandeirante chegava de mãos abanando, as pessoas justamente lhe diziam esta expressão: Deu com os burros n’água?

Muito curioso, não acha? Comente!