Localizado sobre uma faixa de extensão de mais de cinco quilômetros ao longo da praia de areia branca na ilha alemã de Ruegen, no Mar Báltico, existe um gigante hotel abandonado, que conta com 10.000 quartos, sendo que todos eles contam com vista para o mar.

Esse é o hotel Prora, um enorme complexo de edifícios que foi construído entre os anos de 1936 e 1939 pelos líderes nazistas com o objetivo de fornecer atividades de lazer para os trabalhadores alemães em prol do governo, além de espalhar a propaganda nazista, como todas as construções do tipo.

a historia do hotel nazista de 10 mil leitos que nao chegou a ser finalizado 1

 

O complexo do Hotel Prora consiste em oito edifícios praticamente idênticos que ficam a uma distância de apenas 150 metros da praia. A sua construção exigiu a força de trabalho de 9 mil trabalhadores. Inicialmente, os nazistas tinham planos de longo prazo para a edificação de quatro resorts idênticos, todos contando com salas de cinema, espaços para festas, piscinas e até mesmo um píer, onde pudessem atracar os luxuosos navios de cruzeiro.

a historia do hotel nazista de 10 mil leitos que nao chegou a ser finalizado 3

 

Como você já deve ter notado, os planos que Hitler tinha para Prora eram bastante ambiciosos. Ele queria um resort marítimo gigantesco, que seria o “mais poderoso que já havia existido”. Cada quarto tinha um tamanho de 5 metros de comprimento por 2,5 de largura e contava com duas camas, um guarda-roupa e uma pia. No meio do complexo, um prédio enorme seria erguido e poderia ser convertido em um hospital militar, em caso de guerra. De fato, a guerra aconteceu, só que antes que o prédio pudesse ser totalmente concluído e as prioridades de Hitler acabaram mudando rapidamente.

a historia do hotel nazista de 10 mil leitos que nao chegou a ser finalizado 2

 

Hitler decidiu transferir os trabalhadores da construção do hotel para a edificação de uma fábrica de armas em Peenemünde. Durante alguns bombardeios, muitas pessoas da região de Hamburgo e refugiados do leste da Alemanha chegaram a se refugiar em um dos blocos habitacionais. Após a guerra e a reunificação alemã em 1990, parte do hotel foi usado pela Escola Técnica Militar das forças armadas “Bundeswehr”, além de também servir para abrigar os solicitantes de asilo da região dos Bálcãs.

a historia do hotel nazista de 10 mil leitos que nao chegou a ser finalizado 4

Hoje, boa parte do lugar ainda está deserta, exceto alguns blocos que já foram reaproveitados para outros usos. Em 2011, um bloco foi convertido em um albergue para jovens que contava com 400 leitos. Recentemente, uma empresa iniciou a remodelação de um dos blocos que tem como objetivo transformar Prora em um moderno resort de férias com 300 leitos, o que inclui quadras de tênis, piscinas e um pequeno shopping center.

Curioso, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!