A cirurgia plástica tornou-se algo bastante comum na sociedade contemporânea, com novas técnicas sendo aperfeiçoadas constantemente. No entanto, a ideia de mudar a forma e a aparência do corpo humano não é algo necessariamente novo, tendo estado presente em várias culturas ao longo de toda a história. Aqui estão alguns fatos curiosos que dão uma ideia do desenvolvimento dos procedimentos estéticos ao longo dos anos.

1. Obviamente, a cirurgia plástica não recebeu esse nome porque as pessoas queriam parecer que eram feitas de plástico. Na verdade, o termo é derivado da palavra grega “plastikos”, que significa “moldar” ou “dar forma a algo”.

2. Inclusive, o termo cirurgia plástica foi usado pela primeira vez no ano de 1837, aproximadamente 18 anos antes do plástico ser inventado.

3. A cirurgia plástica moderna teve seu início no século 19, mas suas origens podem ser rastreadas desde o século 16, graças ao trabalho do cirurgião italiano Gaspare Tagliacozzi. Tagliacozzi usava a pele do interior do braço do paciente para reconstruir com sucesso narizes desfigurados. O problema é que essa técnica exigia que a pele ficasse presa ao braço e ao nariz por várias semanas, o que levou ao desenvolvimento de um sistema de enfaixamento que permitia  que o braço do paciente ficasse levantado na frente do rosto.

fatos curiosos sobre a cirurgia plastica 1

4. Embora Tagliacozzi receba até hoje o crédito, ele não inventou esse método de reconstrução nasal do nada. Em vez disso, ele se baseou em um antigo texto sânscrito chamado “Sushruta Samhita”, que também é um texto fundamental da medicina ayurveda.

5. Inicialmente, a cirurgia plástica era usada principalmente como uma forma de reconstruir partes do corpo danificadas, ao invés de moldar a aparência estética de uma pessoa.

6. No Antigo Egito, a vida após a morte era algo levado tão a sério que os egípcios costumavam realizar procedimentos de cirurgia plástica até nos falecidos, a fim de torná-los mais atraentes para sua vida eterna.

7. Existe um procedimento de cirurgia plástica chamado “Elfing”, no qual a pessoa adquire “orelhas de elfo”. O procedimento consiste em cortar um pedaço da cartilagem auricular bem no topo, conectando posteriormente as partes restantes do lóbulo.

fatos curiosos sobre a cirurgia plastica 2

8. Durante alguns períodos da Idade Média, o ato do cirurgião abrir o corpo de outro ser humano chegou a ser considerado um pecado, já que se pensava que o corpo humano era a perfeita criação de Deus.

9. Por incrível que pareça, estudos recentes sugerem que as redes sociais possam ser grandes responsáveis pelo aumento do número de cirurgias plásticas. Inclusive, muitas pessoas já chegaram a admitir explicitamente que fizeram procedimentos estéticos apenas para parecer melhor em selfies.

10. Os implantes no bumbum podem até ser a tendência no momento, mas o aumento dos seios ainda é a “rainha” de todas as cirurgias plásticas. O primeiro implante mamário com sucesso ocorreu em Heidelberg, Alemanha, em 1893, sendo realizado pelo famoso cirurgião Vincenz Czerny.

11. Antes da popularização do silicone, outros materiais diferentes já foram experimentados, incluindo esponjas embebidas em álcool, parafina e até mesmo cera de abelha.

fatos curiosos sobre a cirurgia plastica 3

12. A Primeira Guerra Mundial foi responsável por lançar um novo desafio para os médicos modernos, pois eles tiveram que lidar pela primeira vez com uma quantidade incrível de soldados desfigurados que precisavam de cuidados urgentes. Felizmente, isso acabou trazendo novos conceitos e avanços na cirurgia plástica que duram até hoje.

13. Os Estados Unidos agregam o maior número de pessoas que se submetem à cirurgias plásticas, mas existem dois países que os superam em números per capita: Coreia do Sul e Colômbia.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!