Todos conhecemos ao menos um pouco sobre capoeira e sua música inconfundível em rodas onde pessoas batalham pacificamente uma contra a outra. Porém, você sabe como esta arte marcial surgiu?

Sua origem ocorreu durante o período da escravidão no Brasil onde africanos eram obrigados a trabalhar e servir aos grandes donos de fazendas, sendo comprados e vendidos como se fossem objetos, produtos. A primeira definição de capoeira é arte marcial utilizada pelos escravos para se defender da opressão e castigos dos senhores do engenho. A luta utilizava os pés e cabeça para a defesa enquanto os funcionários das fazendas utilizavam apenas os braços, assim ficando em desvantagem em confrontos diretos.

Não demorou para que a prática da arte fosse proibida entre os escravos que, agora não poderiam mais praticar caso fosse necessário um combate direto. Foi assim que, para burlar a proibição, os escravos uniram sua música para que os brancos pensassem que aquela fosse um tipo de dança típica, uma brincadeira para passar o tempo durante as noites. Porém, era na verdade nossa querida capoeira que sobreviveu por anos e anos de proibição.

origem capoeira tricurioso

Para você ter ideia, no Código Penal em vigor nos anos 1890 a prática da arte marcial era punida com prisão, trabalho forçado e até mesmo deportação. Apenas em 1934 que a capoeira foi liberada durante o governo de Getúlio Vargas quando o grande mestre Bimba realizou uma apresentação ao presidente que o encantou, assim vendo finalmente o mesmo como um esporte nacional promissor.

Bizarro, não é mesmo? Comente!