O manjericão é uma deliciosa erva que é usada na culinária de várias partes do mundo. Existem alguns textos e outras evidências que levam a crer que o manjericão tenha sido cultivado pela primeira vez há 5000 anos atrás e pode ter se originado na região de Hunan, na China. Por ser uma erva que pode ser facilmente cultivada dentro de casa e que não exige uma grande quantidade de luz solar, o manjericão tem se tornado cada vez mais popular entre o grande público. Conheça a seguir os seus benefícios para a saúde:

É anti-inflamatório

O manjericão possui fortes propriedades anti-inflamatórias que ajudam na cura de uma variedade de doenças e distúrbios. Seus poderosos óleos essenciais, incluindo eugenol, citronelol e linalol, ajudam a diminuir a inflamação através de suas propriedades inibidoras de enzimas. As propriedades anti-inflamatórias do manjericão podem ajudar a diminuir o risco do surgimento de doenças cardíacas, artrites e condições inflamatórias intestinais.

quais sao os beneficios do manjericao para a saude 1

Possui propriedades anti-estresse

Os óleos essenciais do manjericão podem ajudar a controlar a ansiedade e o estresse. Acredita-se que essa erva tenha a capacidade de estimular os neurotransmissores que regulam os hormônios responsáveis ​​por induzir a felicidade e a energia. Vale destacar que suas propriedades anti-inflamatórias e de reforço imunológico também ajudam a controlar o estresse.

Promove a saúde do fígado

As propriedades de desintoxicação do manjericão podem fazer maravilhas pela saúde do seu fígado, além de ajudar a prevenir o acúmulo de gordura na região. O fígado é um órgão essencial para a manutenção da saúde do corpo, pois desempenha um papel crucial no metabolismo.

quais sao os beneficios do manjericao para a saude 2

É bom para os ossos

A perda na densidade óssea pode levar ao surgimento de vários problemas. O manjericão, por sua vez, é uma excelente fonte de vitamina K, que é extremamente útil na manutenção de ossos saudáveis. Vale lembrar que a vitamina K ajuda a absorver melhor o cálcio, por isso recomenda-se o consumo do manjericão juntamente com alimentos que tenham esse mineral em abundância para obter melhores resultados.

Promove a saúde dos olhos

O manjericão contém betacaroteno, que é um composto que ajuda a prevenir problemas ligados à visão, como a catarata e a degeneração muscular. Essa erva também é uma boa fonte de vitamina A e ácido ascórbico, que podem atuar em conjunto no tratamento da síndrome do olho seco e Doença de Stargardt.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!