Curiosidades

Quem inventou o refrigerante?

Quem inventou o refrigerante?

Refrigerante é algo que bebemos com bastante frequência, a não ser que você realmente não goste do sabor ou tenha muita força de vontade. Porém, já parou para pensar em sua origem?

O refrigerante surgiu em forma de suco de limão e açúcar em 1676 em Paris, porém se pararmos para pensar este era mais um suco engarrafado já que não possuía a deliciosa água gaseificada que traz a ótima sensação de bolhas na boca. Neste formato, o primeiro refrigerante surgiu apenas em 1772 após o invento da água com gás, seu inventor foi o britânico Joseph Priestley.

Infelizmente, a mistura com água gaseificada só começou a ser comercializada em 1830 e seus fins eram farmacêuticos, ou seja, era vendido como remédio para auxiliar na digestão. Foi assim que nasceu também a Coca-Cola e a Pepsi cujas bebidas eram vendidas em farmácias. John Pemberton criou uma mistura de cor caramelada com água gaseificada a qual seu contador Frank Robinson chamou de Coca-Cola e colocou a venda por US$0,05. E a Pepsi? Também era um medicamento para auxiliar na digestão cujo nome é reflexo da palavra pepsina, nome de uma enzima que atua no processo de digerir os alimentos e que fazia parte da composição da bebida assim como nozes de cola.

Interessante, não é mesmo? Comente!

Leia Também: