Comida é algo que nos move e que não comemos apenas por sentir fome, mas sim para saciar nossa necessidade de ter prazer através das papilas gustativas e ficar feliz com isso. Um dos meus pratos favoritos da vida é strogonoff e hoje, ao comê-lo, percebi que não faço a mínima ideia de sua origem. Vamos descobrir?

A história começa no século XVI quando soldados russos precisavam comer rações de carne que era cortadas e armazenadas em barris com sal grosso e aguardente na tentativa de preservar o alimento. Porém, quando o cozinheiro do Czar russo Pedro, o Grande assumiu, decidiu que a comida precisava ser refinada, melhorada e dar aquele prazer ao qual falamos no início da matéria. Então ele pegou aquela carne e começou a procurar ingredientes que fizessem sentido com a mesma até chegar ao delicioso molho que hoje é inconfundível.

quem inventou strogonoff tricurioso 1

E o nome? Deriva do General que protegia o cozinheiro, seu nome era Strogonov. Então, em função da Revolução de 1917, iniciou-se um processo de imigração dos russos para a Europa que levaram consigo sua receita até a França onde foi refinada e chegou a forma que conhecemos hoje, com dinheiro a cogumelo champignon e tudo mais. Para você ter ideia, este é um dos pratos mais vendidos do mundo logo ao lado do filé à parmegiana e da lasanha.

Sensacional, não acha? Comente!