Curiosidades

5 coisas incomuns feitas com madeira

A madeira é usada na criação de muitos objetos presentes no nosso cotidiano, como cadeiras, mesas e portas. Só que algumas pessoas resolveram criar versões em madeira de coisas que normalmente não contam com um único componente do material obtido das árvores, o que gera resultados fascinantes, mas absolutamente bizarros. Confira cinco exemplos:

5. Um computador

Um computador feito de madeira soa como algo que saiu diretamente de um filme de comédia, não é mesmo? Só que tal objeto realmente existe! Este computador de madeira foi feito por um artista holandês chamado Marlies Romberg. Ele afirma que o conceito por trás da criação é misturar as características do mundo digital com o mundo real. Romberg também chegou a criar um pendrive para usar no computador como parte do mesmo projeto, mas ele era feito de silício e não de madeira.

4. Um torpedo

Um torpedo é um míssil que se move debaixo d’água e que conta com uma ogiva presa a ele, projetada para explodir através do impacto. Esse item não costuma ser feito de madeira, mas a Inglaterra decidiu por esse plano em prática durante a Segunda Guerra Mundial, como parte de uma experiência que buscava testar a eficácia dos torpedos lançados dos aviões. Esse torpedo de madeira não chegou a ser detonado e está até hoje em exposição no Fleet Air Arm Museum, no Reino Unido.

3. Um livro

O engenheiro industrial Brady Whitney resolveu usar o site de financiamento coletivo “Kickstarter” para arrecadar fundos para por em prática o seu projeto bastante curioso: um livro de madeira. O livro funciona como um quebra-cabeça mecanizado, onde cada uma das páginas exige que os leitores interajam fisicamente para resolver pequenos enigmas, de modo que não é possível passar para a próxima página até que a solução para a atual seja encontrada. Bem curioso, não?

2. Dentaduras

Hoje em dia, as dentaduras são geralmente feitas de acrílico, pois esse material permite que elas sejam facilmente manipuladas e tingidas para se assemelharem à cor das gengivas. No entanto, esse nem sempre foi o caso. Em 2008, uma dentadura de madeira datada do século XVIII foi encontrada por arqueólogos que escavavam a região de Yokkaichi, no Japão. Curiosamente, acredita-se que esse tipo de dentadura só era produzido para os mercadores ricos e samurais de alta patente, não aos pobres camponeses japoneses.

1. Uma scooter

A scooter Vespa se tornou um ícone das estradas europeias desde que foi inventada pelo grupo italiano Piaggio, logo após a Segunda Guerra Mundial. Em outubro de 2007, Carlos Alberto, um carpinteiro de Portugal resolveu projetar e construir uma Vespa de madeira totalmente funcional, a qual ele passou a chamar de “Daniela”, em homenagem à sua filha. O projeto levou dez meses para ser concluído, envolveu a uso de dez tipos diferentes de madeira, e lhe custou cerca de 2.800 euros. De fato, parece que o esforço e o valor investido valram a pena, pois o resultado final é algo realmente atraente de se olhar.

Qual das criações você achou a mais curiosa? Deixe o seu comentário!

Você também pode gostar de