Você já ficou arrepiado quando alguém sussurrou nos seus ouvidos? Já sentiu uma sensação de bem estar ao escutar o som da chuva? Pois bem, muitas pessoas conseguem sentir uma agradável sensação de prazer e formigamento em regiões específicas do corpo como resposta a estímulos visuais, auditivos e cognitivos. Esse curioso fenômeno recebeu o nome de “Resposta Autônoma do Meridiano Sensorial”, mas costuma ser chamado apenas pelas suas iniciais: ASMR.

Ao contrário dos calafrios ou arrepios que você pode obter de uma só vez, as sensações de formigamento do ASMR começam na cabeça e no pescoço e se espalham lentamente para os braços e pernas através de ondas sensoriais. O ASMR pode ser acionado por uma variedade de coisas, principalmente através de vídeos com conteúdo propositalmente relaxante. Esse fenômeno ganhou uma maior notoriedade nos últimos anos, principalmente devido ao aumento no número de vídeos na Internet destinados a induzir sensações de ASMR. Muitas pessoas assistem a esses vídeos em plataformas como o Youtube para aliviar a ansiedade, relaxar e até mesmo adormecer com mais facilidade. Confira abaixo um bom exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=qxEzUhh1fbE

No entanto, para muitas pessoas os sons são os gatilhos mais eficazes para desencadear a sensação de bem-estar, sem a necessidade de um contato visual. Por exemplo, muitas pessoas experimentam sensações de ASMR em resposta a sons calmantes e repetitivos, como sussurros, chuva, ou até mesmo o ato de folhear páginas de livros ou revistas. Cientificamente, não se sabe muito sobre o ASMR. Como esse tema está se tornando cada vez mais popular, alguns cientistas estão agora estudando o fenômeno para aprender como e por que ele funciona. Além disso, os pesquisadores também querem saber se ele pode ser usado como um tratamento eficaz para problemas como depressão, ansiedade e insônia.

A hipótese do momento sugere que o ASMR parece ter características semelhantes à sinestesia, uma condição neurológica que gera fenômenos sensoriais únicos, como ver números em cores e associar imagens a sons. Especialistas acreditam que as raízes da sinestesia estão na forma como o cérebro está conectado, o que pode ajudar os cientistas a entender melhor o funcionamento do ASMR.

E você, já sentiu as supostas sensações do ASMR? Deixe o seu comentário!