Hoje foi meu último dia na universidade. Isso mesmo, ACABOU! Agora só falta a formatura e existe forma melhor de comemorar do que comendo um delicioso chocolate? É claro que isso me fez pensar… Quem será que inventou esta maravilha?

Pois bem, esta iguaria deliciosa tem sua origem no povo asteca através de um tipo de bebida feita com grãos de cacau torrados com especiarias e mel. Este conhecimento foi aprimorado com o passar dos séculos através das civilizações pré-colombianas. Então, com a chegada dos europeus no México, o conhecido conquistador espanhol Hernán Cortés que conheceu o chocolate, se apaixonou e o levou para sua terra natal. Porém, neste período o chocolate era uma bebida amarga servida fria que era feita a partir da fruta do cacaueiro, na época o mesmo era chamado de xocolatl ou chocoalt e significava água amarga. Dentre as especiarias havia até mesmo pimenta, bem diferente do atual não é mesmo?

quem inventou chocolate tricurioso 1

Leia também: Afinal, do que é feito o chocolate branco?

Foi na Europa que houve a grande aprimoramento da fórmula onde foram retiradas as especiarias mexicanas, estas foram substituídas por açúcar, canela e baunilha, assim tornando chocolate o doce que amamos tanto. A próxima grande otimização ocorreu em 1825 quando o inventor Coenrad Van Houten foi capaz de separar o licor da manteiga de cacau, assim criando o chocolate em pó de alta qualidade, assim criando o primeiro chocolate em barra.

Incrível, não é mesmo? Comente!