Chocolate branco é a guloseima mais 8 ou 80 que eu já vi: ou você ama ou você odeia. Você em algum momento já deve ter provado o tal chocolate, talvez tenha até ouvido alguma vez de algum amigo, familiar ou até visto em mídias como internet, rádio, jornal ou TV que chocolate branco não é chocolate. Esta informação está correta? Mas então do que ele é feito? Tudo isso será respondido aqui no TriCurioso.

Mas vamos começar por aquela primeira pergunta que eu fiz ali. A afirmação “chocolate branco não é chocolate” está correta ou não? Sim, como esperado, o chocolate branco não é chocolate, ele apenas leva esse nome de forma comercial.

chocolate branco

O que você considera chocolate? A maioria das pessoas, incluindo especialistas no assunto, consideram o chocolate aquilo que contém cacau em sua receita. Nesse processo, o cacau é prensado e divido em apenas duas partes: A massa do cacau e a gordura (manteiga de cacau). Com a parte sólida, é feito o nosso amado chocolate original, popularmente conhecido como “chocolate preto”.

Leia também: Por que gostamos tanto de chocolate?

Já o chocolate branco não possui o cacau sólido, somente a gordura da fruta, o chocolate branco tecnicamente não é um chocolate porque a gordura do cacau é na verdade outro doce.

chocolate branco 1

Mas do que é feito o chocolate preto? Bem, pra deixar ainda mais nítida a diferença entre o nosso controverso ‘branquinho’ e os outros chocolates, segue uma tabela com os principais ingredientes de cada dos principais chocolates.

Chocolate branco: leite, açúcar e manteiga de cacau (não tem licor de cacau).
Chocolate ao leite: leite, açúcar, manteiga de cacau e menos licor de cacau.
Chocolate meio amargo:  licor de cacau, manteiga de cacau e açúcar.
Chocolate amargo: licor de cacau sem leite.

Mas e você? conhecia essas informações? Deixe aqui nos comentários, queremos saber a sua opinião! (E claro, se possível, compartilhe com os seus amigos, isso é uma das coisas que mantém o TriCurioso vivo!)