Quem nunca enjoou de uma cor, de uma comida, um objeto, um ícone, uma banda que atire a primeira pedra. É muito comum que depois de algum tempo acabemos enjoando das coisas, porém… Por que será que isso acontece?

Estudos comprovaram a necessidade do ser humano por mudanças, por novidades. É comum enjoar da sensação do conhecimento, de saber tudo o que irá acontecer ou ainda de como as coisas são. Desvendar novidades e viver novas experiências é uma necessidade intrínseca. Além desta característica comum, vivemos em uma sociedade de consumo onde comprar e descartar é incentivado, logo esta necessidade é ainda mais estimulada. Segundo os estudiosos, este comportamento de enjoo e troca é algo viciante, o cérebro gosta e se alimenta do estímulo do novo. Além disso, existem diversos níveis para este comportamento que vão do normal/aceitável para transtornos de personalidade e psicopatia. Conheça alguns dos transtornos comuns relacionados a este enjoo das coisas.

por que enjoamos das coisas tricurioso 1

Transtorno de Borderline

Este é um transtorno que causa desapontamento, irritabilidade, ansiedade, impulsividade, baixa autoestima e instabilidade, sendo semelhante a bipolaridade. Pessoas com este perfil costumam enjoar rápido das coisas e também das pessoas, não ficam muito tempo em relacionamentos ou trabalhos, não seguem o mesmo estilo por muito tempo o tendem a gostar das mesmas coisas por longos períodos.

Personalidade Histérica

Pessoas que sofrem com este transtorno são facilmente influenciáveis a circunstâncias e opiniões externas. Além disso, tem necessidade constante de autoafirmação, são egocêntricas e imediatistas. E claro, enjoam rápido das coisas. Elas precisam sentir-se recompensadas constantemente, assim sempre buscando novidades tanto relacionada a gostos quanto convívio social.

Será que eu preciso buscar ajuda?

É preciso se autoavaliar. As pessoas costumam dizer que você não dura em local algum ou que é instável em seus gostos e percepções? Você se sente em constante mudança? Acredita que possa ser algo que atrapalhe sua vida ou convívio social? Caso tenha dito sim a alguma dessas perguntas, não fará mal buscar um especialista da área da saúde.

E ai, você curte uma mudança? Comente!