Sempre tive certo preconceito com antidepressivo, porém nunca compreendi exatamente como este tipo de medicamento funciona. Seria como um analgésico que faz efeito rápido e momentâneo? Ou o mesmo promove a cura dos sintomas da depressão como um antibiótico faz com a sinusite? É o que hoje iremos descobrir!

Como funciona o antidepressivo?

Então, o medicamento antidepressivo tem a função de agir diretamente no cérebro aumentando a quantia de neurotransmissores para assim promover um aumento de eventos químicos dentro de cada célula nervosa para que haja melhora nos sintomas da depressão, ansiedade e outros problemas aos quais o remédio for indicado. Nada de hormônio da felicidade, viu? A verdade é que isso não existe, não há um remédio que traga a felicidade imediata. O que ocorre é um auxílio para que os neurotransmissores voltem a funcionar normalmente, assim proporcionando a ausência dos sintomas depressivos e, por sua vez, causando bem estar. Não tem nenhuma relação com humor.

Quando é preciso tomar um antidepressivo?

Quando o seu médico receitar. Ponto. Não existe isso de ‘deu certo para meu amigo, vai dar para mim’. Ou ainda ‘estou meio triste, vou tomar um antidepressivo pra ficar feliz rápido e depois parar’. Não é assim que funciona. É preciso que um médico especialista faça uma análise do seu caso, descubra as causas dos seus sintomas e então comece a fazer testes com antidepressivos diferentes até encontrar o que melhor se adéqua com o seu organismo. Para saber se você precisa procurar um médico, segue alguns sintomas comuns:

  • Humor deprimido ao longo do dia
  • Falta de interesse e prazer no que faz
  • Perda ou ganho de peso sem razão aparente
  • Insônia
  • Excesso de sono
  • Fadiga
  • Perda de energia
  • Culpa
  • Pensamentos de Auto-depreciação
  • Dificuldade em concentração
  • Sentimento de inutilidade

como funciona antidepressivo tricurioso

Existem contra-indicações?

Este é o maior motivo para você buscar um especialista. Cada organismo é individual e por isso existe uma gigantesca gama de medicamentos no mercado para que você teste JUNTO COM SEU MÉDICO e descubra a qual se adapta melhor.

Mas e as reações adversas?

Essas são realmente diversas e existe um período de adaptação. Você pode ter alterações de apetite, sono, dores de cabeça, problemas intestinais e estes são apenas os mais comuns. Ler a bula de um antidepressivo pode ser bastante assustador e por isso é muito importante ter acompanhamento médico, tirar todas as dúvidas. É bom ter o telefone do mesmo para caso você sinta algo fora do comum, assim poderá ter uma melhor orientação.

Causa dependência?

Não. Ao contrário do que muitos pensam, o antidepressivo não causa dependência. O que ocorre e, ao parar de tomar rapidamente, sentir diversos sintomas incômodos tais como náusea, dor de cabeça e outros.

Tirou suas dúvidas? Comente!