Dudu adora assistir ao Discovery Turbo, canal de televisão para os aficionados por carros, e esses dias ao passar pela sala ouvi o moço da televisão falar o termo ‘Muscle Car’ e fiquei muuito curiosa. O que diabos é isso? Um carro musculoso?  Carros malham agora? Não, acalme-se que eu vou contar tudo para você.

Tudo começou em 1949 com a Oldsmobile e sua resposta a grande demanda por carros velozes, seu nome era Rocket 88 e possuía um motor V8 de alta compressão aliado a uma leve carroceria que tinha a mesma plataforma do Oldsmobile 76, projetada para um motor de 6 cilindros. Isso esculpiu um novo termo para o automobilismo mundial: o muscle car que, por definição, é um carro cujo motor é extremamente potente que possui uma leve carroceria. Logo, o Rocket 88 foi o primeiro muscle car da história, dominando o famoso circuito de NASCAR em 1950!

oldsmobile rocket 88 muscle car tricurioso

Mas por que o norte-americano queria carros mais velozes?

Essa, meus amigos, era uma demanda dos foras da lei! Em função da Lei Seca nos Estados Unidos que ocorreu entre 1920 e 1933, os fabricantes ilegais de bebidas alcoólicas precisavam de veículos que corressem muito mais do que os carros da polícia. Por isso, começaram a mexer na mecânica e também na carroceria de seus automóveis na tentativa de deixa-los mais velozes. Os moonshiners, como eram chamados, começaram a ficar conhecidos por seus carros modificados que foram evolundo com as décadas e ficando cada dia mais eficientes. Porém, quando a proibição terminou, a venda das bebidas não era mais tão lucrativa e eles começaram a utilizar seus carros para corridas de rua, assim inspirando a Oldsmobile a criar seu Rocket 88.

Muito legal, não é mesmo? Você conhecia essa história maluca? Comente!