Zhouzhuang é uma simpática “cidade aquática” da China, ficando situada entre o Lago Tai e Xangai, a cerca de 55 quilômetros a sudeste de Suzhou, a metrópole mais próxima. Zhouzhuang é cercada por lagos e rios por todos os lados, o que obriga os seus moradores a se deslocarem através de uma rede de canais que se conectam aos rios e lagos. A beleza de Zhouzhuang também ganha destaque por causa da sua arquitetura bastante peculiar, já que as casas contam com características bem semelhantes umas com as outras.

As atrações mais famosas de Zhouzhuang são as suas 14 pontes que foram construídas há muito tempo atrás, mais especificamente durante as dinastias Yuan (1271-1368), Ming (1368-1644) e Qing (1644-1911). A Ponte Dupla (ou Ponte Gêmea) é a mais icônica e considerada o símbolo da cidade, construída durante o reinado de Wanli (1573-1619). Na verdade, a construçaõ consiste em duas pontes posicionadas de um modo estratégico, formando um ângulo reto e um curvo sobre o riacho. Uma outra ponte digna de menção é a Ponte Fu’an, que acredita-se ser a ponte mais antiga de Zhouzhuang, tendo sido construída em 1355.

conheca zhouzhuang a cidade aquatica chinesa 1

Zhouzhuang tem cerca de mil residências no total. O mais incrível é que 60% delas foram construídas nas dinastias Ming e Qing, mas mesmo assim se encontram relativamente bem preservadas. Em 2004, Zhouzhuang entrou na provisória das cidades reconhecidas como “Patrimônio Mundial da UNESCO”, graças à importância histórica e cultural que a região desempenhou no passado.

conheca zhouzhuang a cidade aquatica chinesa 4

É importante destacar que a rápida modernização da China fez com que um grande número de cidades históricas desaparecesse, de modo que apenas alguns poucos municípios históricos continuam bem preservados até os dias atuais.

conheca zhouzhuang a cidade aquatica chinesa 2

Como não há tráfego motorizado na cidade, os barcos são os únicos meios utilizados pelos turistas que querem conhecer o lugar. Existem dois tipos de barcos que você pode aproveitar para apreciar a beleza da cidade: o barco de passeio e o bom e velho barco a remo. Os turistas que buscam uma experiência ainda mais marcante podem tentar utilizar os pedalinhos que se espalham ao longo do caminho aquático da cidade.

conheca zhouzhuang a cidade aquatica chinesa 3

O barco a remo é a maneira mais barata e mais “raiz” de conhecer a cidade, enquanto o barco de passeio, que conta com 22 metros de comprimento e 5 metros de largura, oferece uma decoração mais luxuosa, ar condicionado, chás, entre outras coisas. Cabe ao visitante escolher o que mais lhe agrada para percorrer as ruas aquáticas.

conheca zhouzhuang a cidade aquatica chinesa 5

Lugar bem interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!