Se você é uma daquelas pessoas que só comem as sementes de gergelim quando elas estão presentes no pão do hambúrguer, saiba que você está perdendo uma grande chance de manter o seu corpo saudável. Essas sementes são incrivelmente nutritivas, sendo amplamente utilizadas para muitos fins medicinais. Conheça a seguir alguns dos principais benefícios do seu consumo:

Combate o colesterol

Tanto o seu óleo quanto o gergelim em si possuem um potencial incrível na redução da probabilidade do surgimento de cardíacas. O sesamol, um antioxidante presente nessas sementes, é amplamente conhecido por melhorar a saúde cardiovascular. Além disso, o gergelim é rico em ácido oleico, que é um ácido graxo monoinsaturado que reduz o colesterol ruim e sustenta o bom colesterol no organismo.

quais sao os beneficios do gergelim para a saude 1

Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue

O gergelim contêm uma boa quantidade de magnésio e outros nutrientes que são muito eficientes na redução dos níveis de glicose no sangue. Desse modo, o gergelim pode ser considerado um alimento muito benéfico para as pessoas que sofrem com a diabetes. É importante destacar que o seu óleo também promove esses benefícios quando é usado no preparo de refeições.

Combate a anemia

As sementes de gergelim (principalmente as pretas) contêm boas quantidades de ferro. Por causa disso, elas são usadas como um dos remédios naturais mais eficazes no combate à anemia. Vale lembrar que a importância do ferro no corpo humano vem do fato de que ele promove um transporte mais eficaz do oxigênio no sangue.

É bom para os ossos

O gergelim possui quantidades significativas de zinco, um mineral conhecido por estimular a densidade mineral dos ossos, o que previne o surgimento de problemas como a osteoporose. O gergelim também contêm cálcio, que é essencial para a manutenção dos ossos saudáveis.

quais sao os beneficios do gergelim para a saude 2

Mantém a saúde bucal

Um benefício do gergelim pouco conhecido do público é a sua capacidade de manter a saúde da boca. Isso acontece porque ele é eficaz na remoção da placa dentária e no auxílio proposto ao branqueamento dos dentes. Você também pode experimentar gargarejar regularmente com o óleo das sementes para manter a boca limpa e livre de germes.

Promove a saúde capilar

As pessoas que sofrem com a queda de cabelo podem usar o óleo de semente de gergelim para hidratar seus cabelos através de uma massagem suave. Ele serve como um estimulante natural do crescimento do cabelo, pois conta com ácidos graxos essenciais, incluindo ômega-3 , ômega-9 e ômega-6.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!