Se você gosta de assistir aqueles filmes de terror com um enredo bem clássico, é bem provável que você já tenha reparado que algumas cenas apresentam uma bela coleção de animais com características realistas (geralmente cervos) pendurados na parede. De fato, muitos desses filmes aproveitam a atmosfera inquietante que esses animais proporcionam para dar um toque sombrio à trama. Mas você sabe como essas moldagens de animais são feitas? Bem, tudo isso é fruto de um trabalho chamado taxidermia, uma técnica que exige muita habilidade, persistência e detalhismo.

Taxidermia é um termo geral usado para descrever os vários métodos de montagem ou reprodução tridimensional usados na criação de modelos de animais para exibição permanente, os quais são geralmente encontrados em coleções científicas ou como uma ferramenta de conservação. Em muitos trabalhos de taxidermistas, a pele real da amostra (incluindo penas ou escamas) é preservada e montada sobre uma armadura artificial, mas em outros casos a amostra pode ser reproduzida completamente com materiais feitos pelo homem.

o que e taxidermia 1

A palavra “taxidermia” é derivada de duas palavras gregas antigas que juntas significam algo como “dar forma à pele”. Essa é uma definição bastante apropriada, já que muitos procedimentos de taxidermia envolvem a remoção da pele natural da amostra, a substituição dessa mesma pele por um corpo artificial e o seu ajuste até que ela pareça natural.

É importante destacar que a prática moderna da taxidermia é muito complexa, já que incorpora muitos ofícios, como carpintaria, marcenaria, moldagem e fundição, além de também requerer talento artístico para pintura e desenho. Em uma montagem moderna de uma cabeça de veado, por exemplo, as únicas partes naturais do animal usadas são os chifres e a pele. Todos os outros órgãos e tecidos são recriados com materiais feitos pelo homem. Os olhos são geralmente feitos de vidro, as pálpebras são esculpidas em argila, os tecidos moles do nariz e da boca são esculpidos em cera e o manequim que incorpora a anatomia de cada músculo é feito de espuma de poliuretano.

o que e taxidermia 2

Atualmente, algumas montagens de taxidermia (principalmente de peixes de água salgada) não contam com absolutamente nenhuma parte do animal. Esses modelos são completamente recriados a partir de materiais feitos pelo homem. Essa é uma prática ideal para os pescadores de “captura e liberação”, que podem liberar espécies raras de peixe novamente às águas e ainda poder ter um “troféu” em tamanho natural que foi produzido com detalhes minuciosos.

Os trabalhos de taxidermia podem ser encontrados em museus, instituições educacionais, empresas, restaurantes e até mesmo nas residências de colecionadores. Existem muitos métodos diferentes para produzir as montagens ou recriações de diferentes espécies, mas independente da técnica, o resultado sempre deixa muita gente de boca aberta com a qualidade apresentada.

Interessante, não é mesmo? Deixe o seu comentário!