Todo muito precisa se movimentar e às vezes, precisamos que alguém nos leve. Para isso, nada melhor do que um Táxi, seja ele tradicional ou através de aplicativos. Este é um dos serviços mais importantes que temos hoje, afinal vivemos em um país perigoso e, infelizmente, tememos não chegar seguros em casa. Poder contar com alguém que nos leve e traga em segurança é sempre muito bom. Pensando nisso hoje eu decidi contar a história dessa profissão tão importante, vamos lá?

O táxi com esta denominação surgiu junto ao taxímetro e suas taxas aplicadas de forma fixa, porém o serviço de transportar pessoas pelas cidades surgiu muito antes disso. A primeira vez este surgiu foi através do riquexó, um carro composto por duas rodas que era puxado por um só homem. Ele era pouco visto nas cidades e era exclusividade das elites que possuíam escravos para puxar os tais carros. Já na Roma Antiga era comum ver liteiras que eram carregadas por dois ou quatro escravos que levavam e traziam qualquer um que pudesse pagar o preço estipulado pelo amo desses escravos. Nesta época já existiam veículos com rodas, porém os romanos não os utilizavam em função das vias de comunicação movimentadas da metrópole.

Quando o Império Romano do Ocidente caiu, os carros e carruagens começaram a desaparecer assim como sua população, já que todos voltaram ao meio rural buscar a subsistência, assim trazendo o fim temporário dos serviços de transporte. Durante a Idade Média, o transporte voltou através de carruagens rudimentares carregadas por animais que, durante o Renascimento, ganharam adornos e ornamentos, cortinas e coberturas.

como surgiu taxi tricurioso 1

Em 1605 surgiram as primeiras carruagens de aluguel em Londres, essas eram chamadas de hackneys. O sucesso foi tamanho que as vias da cidade começaram a ficar engarrafadas, assim fazendo o parlamento limitar o número de carruagens permitidas a circular. Paris também teve o mesmo problema com suas corbillards e sociables durante o século XVII. Então, na Alemanha surgiram no final do século os landau e, posteriormente no século XVIII o gig na França que, após, originou o tilburi na Inglaterra e, após, o cabriolet. No fim, durante o século XIX existia uma infinidade de carruagens com os mais diversos nomes, tipos e formas, todas para alugar e se transportar por ai.

Foi só em 1896 que surgiu na Alemanha o primeiro táxi motorizado, isto na cidade de Estugarda. Já no ano seguinte Freidrich Greiner abriu uma empresa na mesma cidade para concorrer com a pioneira, porém este tinha o um poderoso equipamento, o taxímetro. Em 1907 a implantação dos táxis foi generalizada. Ainda neste ano, em Paris, todos os carros foram obrigados a ter o taxímetro e ainda antes da Primeira Guerra Mundial, todas as cidades europeias e americanas já tinham o serviço de taxi.

Incrível não é mesmo? Comente!