O “Túnel do Amor” é uma passagem totalmente coberta por árvores em uma seção dos trilhos de uma ferrovia na Ucrânia, mais precisamente entre as cidades de Klevan e Orzhiv. É justamente perto de Orzhiv que a linha férrea se divide em duas. Um leva a Klevan e a outra leva a uma base militar secreta, construída ainda na época da Guerra Fria e que fica escondida na floresta.

Naquela época, as árvores foram plantadas deliberadamente ao longo dos trilhos para esconder o transporte de equipamentos militares. Curiosamente, a base militar provavelmente ainda está em uso, já que é possível rastrear via Google Maps um grande número de veículos militares na base.

conheca o exotico e romantico tunel do amor na ucrania 6

O Túnel do Amor também chama a atenção por ser mantido nitidamente aparado sem a necessidade do trabalho de jardineiros, já que os trens de carga industriais de uma fábrica de compensados passam por lá e acabam “fazendo o serviço”. As toras de uma árvore chamada “bétula” são transportadas de toda a Ucrânia para a fábrica, onde são transformadas em painéis de compensado. Quando produzidos, esses produtos são carregados em grandes contêineres e transportados por trens de Orzhiv até o entroncamento ferroviário de Klevan. De Klevan, eles são finalmente levados ao longo da linha principal para os mercados da Europa Ocidental.

conheca o exotico e romantico tunel do amor na ucrania 4

Os trens da fábrica chegam a Klevan através do “Túnel do Amor” várias vezes por dia, de modo que o número de viagens depende da quantidade de madeira compensada que há para transportar. De fato, o início do “túnel” fica a apenas algumas centenas de metros da fábrica. Em termos de comprimento, acredita-se que o túnel tenha entre três a quatro quilômetros de comprimento.

conheca o exotico e romantico tunel do amor na ucrania 7

O Túnel do Amor é muito popular na Ucrânia, atraindo um grande número de casais e recém-casados ​​que adoram tirar fotos românticas no local. Só que algumas vezes os turistas acabam sendo um problema para os operadores de trem, que precisam ficar de olho na pista para tentar evitar acidentes. Em 2015, uma mulher japonesa de 38 anos foi atingida pelo trem e chegou a fraturar o quadril, mas esse foi um incidente isolado.

conheca o exotico e romantico tunel do amor na ucrania 2

O túnel não tem guardas ou algum outro tipo de proteção oficial, o que abriu espaço para que a fábrica de madeira compensada cortasse várias árvores para facilitar a passagem do trem há alguns anos atrás. No entanto, isso causou uma grande reação negativa na região, de modo que a fábrica resolveu não tocar em uma árvore do túnel desde então.

conheca o exotico e romantico tunel do amor na ucrania 5

Um lugar muito bonito, não é mesmo? Deixe o seu comentário!