Amigo inseparável de pizzaiolos, padeiros e cozinheiros em geral, o rolo para massa é o exemplo perfeito de uma ferramenta que, apesar de simples, consegue realizar o seu trabalho de uma forma magistral. Mas você sabia que ele é muito mais antigo do que parece? E que somente algumas pequenas modificações em sua estrutura foram realizadas ao longo dos anos? Chegou a hora de descobrir um pouco da história dessa invenção que contribuiu grandemente para o desenvolvimento da culinária.

É impossível saber com total precisão quem foi a primeira pessoa a usar algum tipo de rolo durante os processos culinários. No entanto, os historiadores acreditam que os etruscos foram a primeira civilização conhecida a usar esse acessório. Os etruscos, que viviam no norte de Roma, na Itália, eram conhecidos por usar técnicas de culinária e receitas que eram passadas de geração em geração, o que leva a crer que o uso do rolo seria uma forma de facilitar o preparo dos pratos, mas ao mesmo tempo sem afetar as técnicas tradicionais. Mas é importante destacar que o rolo dessa época era basicamente um simples cilindro de madeira extraída do pinheiro.

Com o passar do tempo, o simples e prático rolo de madeira passou a ganhar o mundo. No entanto, os pinheiros eram cada vez mais escassos, de modo que em meados do século XIX, as florestas de pinheiros nos estados do norte dos EUA já estavam praticamente esgotadas. Com isso, os fabricantes de rolos começaram a usar madeiras provenientes de outras árvores, como a cerejeira e o bordo na produção dos seus utensílios de cozinha.

quem inventou o rolo para massa 1

No final do século XIX, o inventor norte-americano J.W. Reed inventou o rolo para massa com alças conectadas a uma haste central, semelhante à ferramenta que usamos até hoje. O rolo desenvolvido por Reed impedia que os cozinheiros colocassem as mãos na superfície de rolamento enquanto moldavam a massa. Reed patenteou a criação e até chegou a inventar novas versões e por isso é considerado o inventor do rolo de massa moderno. Vale lembrar que suas contribuições são notáveis não apenas porque ele facilitou as tarefas dos cozinheiros, mas também porque Reed foi um dos afro-americanos que conseguiram desenvolver e patentear melhorias nos utensílios domésticos em uma época que ainda apresentava uma grande segregação racial.

Hoje, o rolo para massa marca presença em padarias e nas cozinhas de praticamente todos os restaurantes do mundo. O rolo moderno é geralmente produzido com madeira ou aço inoxidável, mas os fornecedores especializados podem vender o acessório com várias especificações diferentes, a depender das necessidades de quem o encomenda.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!