O melão é uma fruta que acredita-se ter se originado na região do Oriente Médio. Sua popularidade em outras partes do mundo se deu principalmente à facilidade de cultivo em regiões semiáridas, já que a sua facilidade de retenção de água contribui para o seu desenvolvimento em locais de clima mais hostil. Outro fator que chama a atenção no melão é o seu alto valor nutricional, pois ele é carregado com quase todos os nutrientes que são necessários para a manutenção de um estilo de vida saudável. Conheça alguns dos seus principais benefícios:

Auxilia na perda de peso

O melão contém uma quantidade impressionante de água e fibras que são essenciais para manter o peso ideal. De fato, as fibras presentes em sua composição ajudam a promover uma sensação de saciedade no estômago. Por isso, se você está cansado de petiscar incontrolavelmente entre as refeições, experimente consumir um pouco de melão para ficar satisfeito por mais tempo.

quais sao os beneficios do melao para a saude 1

É bom para a pele

O melão é carregado de vitamina A, que ajuda a manter a pele mais bonita, macia e flexível. Isso acontece porque a vitamina A, juntamente com outros nutrientes, tem a capacidade de diluir a camada externa das células mortas da pele, protegendo-a dos raios UV. Além disso, os seus antioxidantes oferecem elasticidade e aumentam a produção de colágeno, evitando o envelhecimento precoce.

Fortalece o sistema imunológico

O consumo regular de melão ajuda o corpo a combater infecções, pois fortalece o sistema imunológico. Graças aos muitos antioxidantes presentes nessa fruta, ela se torna um excelente combatente contra os danos dos radicais livres. Além disso, o melão elimina com sucesso os ataques de fungos e bactérias, promovendo um funcionamento saudável de todos os órgãos do corpo.

quais sao os beneficios do melao para a saude 2

Alivia o estresse

O melão contém potássio, que promove o fornecimento de oxigênio ao cérebro, por isso, as pessoas que precisam melhorar suas habilidades de foco e concentração podem se beneficiar disso. Além disso, essa fruta também conta com uma enzima chamada “superóxido dismutase”, que promove uma diminuição do estresse e da ansiedade.

Promove a saúde ocular

Consumir alimentos ricos em betacaroteno, como o melão, pode reduzir a probabilidade do desenvolvimento de catarata em até 50%! Além disso, ele também protege os olhos de várias doenças oculares relacionadas à idade, incluindo a degeneração macular.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!