Uma ilha é um pedaço de terra firme que é cercado por água doce ou salgada. Existem milhares de ilhas espalhadas pelo planeta, cada uma com suas características peculiares que vão desde o formato da sua estrutura rochosa ao seu tamanho. E falando em tamanho, você sabe qual é a menor ilha do mundo?

O título de menor ilha do mundo vai para a Bishop Rock, uma pequena saliência rochosa que se projeta para fora do mar em uma distância de 4 milhas a oeste das Ilhas Scilly, na Cornualha, um condado da Inglaterra. A rocha sobe de uma profundidade de 45 metros para expor uma área de 46 metros de comprimento por 16 metros de largura.

qual e a menor ilha do mundo 1

Apesar de estreita, a ilha conta com um farol, que carrega consigo uma história curiosa. As rochas ao redor das Ilhas Scilly costumavam causar o naufrágio de muitos navios ao longo dos anos. Quando o esquadrão da frota britânica de Sir Cloudesley Shovel afundou em 1707 junto com 2.000 homens, as autoridades governamentais reconheceram que a iluminação das Ilhas Scilly (que na época contavam apenas com o auxílio visual do antigo farol em St. Agnes) era inadequada, de modo que eles resolveram construir um farol em uma ilha mais ocidental, que seria a Bishop Rock.

James Walker, engenheiro do corpo governamental responsável pela administração das ilhas, foi contra a construção de uma sólida torre de granito em Bishop Rock, argumentando que a plataforma rochosa era muito pequena. Ele alegou que tal torre não suportaria a tremenda força dos mares, demonstrando que as pressões do vento na região podiam causar grandes estragos. Então, em 1847 ficou decidido que seria erguido um farol com outros materiais mais práticos. A primeira tarefa era afundar as estruturas de ferro fundido, apoiado com varas de ferro forjado. A ideia era que as ondas colidissem através das pilhas em vez de bater em uma sólida torre de alvenaria. Em dois anos, a estrutura estava completa e tudo o que seria necessário era um aparelho de iluminação.

qual e a menor ilha do mundo 2

No entanto, antes que a construção pudesse ser inaugurada, uma forte tempestade varreu toda a estrutura na noite de 5 de fevereiro de 1850. Isso fez com que James Walker se rendesse à ideia de construir uma torre de granito. Era uma tarefa perigosa, pois o mar sempre ficava agitado e os operários teriam que ficar alojados em uma pequena ilhota desabitada nas proximidades. Mas mesmo com todas as adversidades, a torre foi finalmente concluída em 1858.

Antigamente, o farol de 49 metros dependia de lâmpadas de vapor de parafina para funcionar. Hoje existem geradores, baterias e até mesmo um heliponto que foi construído em 1976. O farol de Bishop Rock passou a funcionar no modo de operação automática em 1991, sendo que os últimos faroleiros fixos deixaram o local em dezembro de 1992. Atualmente, o farol tem dez andares e conta com um pequeno alojamento que pode acomodar até quatro visitantes.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!