Pagar 645 dólares por um par de calças de uma marca não muito conhecida pode parecer ridículo, não é mesmo? Mas e se essa peça de roupa pudesse durar mais de 100 anos? Essa é a promessa da marca de roupas Vollebak, que afirma que a sua nova linha de calças pode durar pelo menos um século.

O co-fundador da Vollebak, Steve Tidball, afirma que a empresa garante pelo menos 100 anos de uso das calças por que esses novos produtos são feitos de materiais tão resistentes que é possível até andar através do fogo. Tecnicamente, as “calças de 100 anos” são feitas de um material inovador de três camadas que foi projetado para suportar vários tipos de “ameaças”. A camada externa repele a água e é projetada para resistir a desgastes, a camada intermediária é à prova de fogo e também se expande como um airbag quando é exposta à altas temperaturas, enquanto a terceira camada é uma fibra de aramida, que é um material sintético que não queima ou derrete, oferecendo uma proteção extra.

Empresa britânica desenvolveu calças que supostamente duram 100 anos

“As roupas resistentes ao fogo são geralmente feitas de materiais pesados, desconfortáveis ​​e carregados de produtos químicos, mas este é o primeiro material inteligente do mundo que pode ser usado confortavelmente todos os dias, sem alterar o seu comportamento diante do fogo”, disse o co-fundador da Vollebak, Nick Tidball. “Ele foi originalmente projetado para ajudar os soldados a lidar com as situações mais extremas, mas sem a necessidade de ter que se vestir como bombeiros.”

Ainda assim, 100 anos parece muito tempo para peças de vestuário como calças, especialmente se você usá-las com frequência, não é mesmo? Então, como é possível saber que elas vão durar tanto tempo? Bem, a Volleback as submeteu a um teste de resistência à abrasão, onde um polegar mecânico é esfregado contra o tecido até que as fibras comecem a se romper. Um tecido de poliéster regular pode sobreviver em torno de 25.000 ciclos, mas o material inovador que é usado na fabricação das calças conseguiu ultrapassar 100.000 ciclos de desgaste e ainda assim precisou ser observado de perto com uma lente de aumento para verificar se alguma das fibras estava quebrada.

Empresa britânica desenvolveu calças que supostamente duram 100 anos

Curiosamente, este não é o primeiro “item de vestuário de 100 anos” da Volleback. No ano passado, a empresa lançou um casaco que foi feito com uma versão mais macia de aramida. Mais recentemente, a empresa introduziu no mercado um casaco feito de um material proveniente do grafeno, que foi projetado para absorver o calor e repelir bactérias.

Curioso, não? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!