Pagar 645 dólares por um par de calças de uma marca não muito conhecida pode parecer ridículo, não é mesmo? Mas e se essa peça de roupa pudesse durar mais de 100 anos? Essa é a promessa da marca de roupas Vollebak, que afirma que a sua nova linha de calças pode durar pelo menos um século.

O co-fundador da Vollebak, Steve Tidball, afirma que a empresa garante pelo menos 100 anos de uso das calças por que esses novos produtos são feitos de materiais tão resistentes que é possível até andar através do fogo. Tecnicamente, as “calças de 100 anos” são feitas de um material inovador de três camadas que foi projetado para suportar vários tipos de “ameaças”. A camada externa repele a água e é projetada para resistir a desgastes, a camada intermediária é à prova de fogo e também se expande como um airbag quando é exposta à altas temperaturas, enquanto a terceira camada é uma fibra de aramida, que é um material sintético que não queima ou derrete, oferecendo uma proteção extra.

empresa britanica desenvolveu calcas que supostamente duram 100 anos 1

“As roupas resistentes ao fogo são geralmente feitas de materiais pesados, desconfortáveis ​​e carregados de produtos químicos, mas este é o primeiro material inteligente do mundo que pode ser usado confortavelmente todos os dias, sem alterar o seu comportamento diante do fogo”, disse o co-fundador da Vollebak, Nick Tidball. “Ele foi originalmente projetado para ajudar os soldados a lidar com as situações mais extremas, mas sem a necessidade de ter que se vestir como bombeiros.”

Ainda assim, 100 anos parece muito tempo para peças de vestuário como calças, especialmente se você usá-las com frequência, não é mesmo? Então, como é possível saber que elas vão durar tanto tempo? Bem, a Volleback as submeteu a um teste de resistência à abrasão, onde um polegar mecânico é esfregado contra o tecido até que as fibras comecem a se romper. Um tecido de poliéster regular pode sobreviver em torno de 25.000 ciclos, mas o material inovador que é usado na fabricação das calças conseguiu ultrapassar 100.000 ciclos de desgaste e ainda assim precisou ser observado de perto com uma lente de aumento para verificar se alguma das fibras estava quebrada.

empresa britanica desenvolveu calcas que supostamente duram 100 anos 2

Curiosamente, este não é o primeiro “item de vestuário de 100 anos” da Volleback. No ano passado, a empresa lançou um casaco que foi feito com uma versão mais macia de aramida. Mais recentemente, a empresa introduziu no mercado um casaco feito de um material proveniente do grafeno, que foi projetado para absorver o calor e repelir bactérias.

Curioso, não? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!