Há anos tive uma colega nova em minha sala que vinha de Blumenau, Santa Catarina. Já no seu primeiro dia ela contou a todos nós que em sua terra, ao invés de chamar aquele belo objeto onde guardamos nossas canetas, borrachas e outros materiais escolares de estojo, por lá o termo era penal. O que? Pensando nisso hoje decidi trazer um pouco sobre essa curiosidade e espero que vocês gostem!

Em um primeiro momento, achei que penal vinha de ‘pen’, palavra em inglês para caneta… Porém, meus amigos, não é bem por ai. No princípio, nós não escrevíamos com lápis ou caneta, mas sim com penas. Isso mesmo, era comum que carregássemos no passado, junto conosco, penas e tinta nanquim para escrevermos nossas cartas e anotações. Para isso, na região de Santa Catarina, a população carregava consigo um tipo de bolsa ou recipiente ao qual chamavam de penal, afinal… Servia para guardar suas penas em segurança, não é mesmo?

o que e penal tricurioso 1

As décadas e séculos se passaram, porém o costume continuou e o mais interessante é que a palavra é extremamente restrita e costumeira da região de Santa Catarina. Poucas cidades fora do estado adotaram o termo, joga no Twitter a pergunta e veja com seus próprios olhos. A conhecida youtuber Thalita Meneghim fez isso e seu Tweet mostra bem essa diversidade louca. Em Minas Gerais, a galera chama estojo/penal de bolsinha… Já pensou? Achei demais. Dá só uma olhada: 

https://twitter.com/thalitameneghim/status/949279253950017537

Incrível a diferença de estado para estado, não é mesmo? E você, como chama o local onde guarda seus lápis e canetas? Comente!