Não sei você, mas eu me preocupo muito com a minha audição. Odeio ouvir música alta, gosto de fones de ouvido confortáveis e odeio cotonetes (hehe). Porém, uma dúvida sempre povoou minha mente: Fone de ouvido intra-auricular faz mal a audição?

Depende.

Odeio dar esse tipo de resposta, mas realmente depende. Depende do seu cuidado com o fone, com seu ouvido, com sua higiene e por fim, com a sua saúde auricular. Por isso hoje vamos dar algumas dicas de como utilizar esse excelente fone de ouvido com sabedoria para que você possa ouvir plenamente por muitos e muitos anos.

Coloque-o corretamente

Não, não é só chegar enfiando de qualquer jeito como você está acostumado, afinal isso pode sim machucar seu canal auditivo. Para colocar o fone de forma saudável, primeiro você precisa relaxar sua mandibula, abrir a boca ajuda bastante, então se você estiver sozinho no conforto do seu lar, tente esta estratégia. Então, passe sua mão por trás da cabeça e puxe a orelha para, finalmente, colocar o fone em sua posição e então, solta-la. Sério, faz o teste ai. Você vai ver a diferença. Isso faz com que seu canal auditivo fique mais aberto, assim colocando o fone no angulo certo tanto para deixa-lo confortável quanto para ter a melhor qualidade de som possível. Não o empurre para dentro, apenas o solte delicadamente lá e então largue sua orelha.

fones de ouvido intra auriculares fazem mal tricurioso 1

Existe um lado correto sim!

Todo fone de ouvido tem gravado em si as letras L e R justamente para sinalizar que cada um tem um lugar específico. L significa LEFT, ou seja, ESQUERDA, então coloque o fone com a letra L no ouvido esquerdo. R significa RIGHT, ou seja, DIREITA, então coloque o fone com a letra R no ouvido direito.

Higiene é importante

Já explicamos aqui no TriCurioso como compartilhar fones de ouvido pode ser perigoso, porém o mesmo vale para você e seus ouvidos sujos. Manter o fone de ouvido limpo é de suma importância para manter a saúde do seu canal auditivo, então sempre que usar, lembre-se de passar um pano úmido com álcool ou água mesmo  na parte de silicone, ela é removível justamente para auxilia-lo a manter tudo limpo.

Troque o silicone após o desgaste

Não fique usando aquele fone de ouvido com as capas desgastadas, rachadas e encardidas. Esse é o ambiente perfeito para bactérias viverem e se proliferarem. Então, ao primeiro sinal de que suas capinhas estão ficando desgastadas, busque comprar outras que se encaixem em seu fone de ouvido, assim mantendo a saúde de seus preciosos ouvidos.

Seguindo todas essas dicas e ouvindo sempre as músicas em um volume ACEITÁVEL, certamente você não terá grandes problemas quando se tornar um ativo vovô ou vovó. Gostou? Comente!