Muitos donos de smartphones já passaram por algum tipo de experiência que acabou comprovando que a porcentagem da bateria exibida no canto da tela do dispositivo não é confiável. Em muitos casos, o aparelho pode simplesmente desligar do nada, mesmo que o indicador apresente a informação de que ainda existe uma pequena quantidade de carga restante. Mas afinal, por que isso acontece?

Basicamente, isso ocorre porque o percentual de bateria exibido no canto da tela do seu celular não passa de uma estimativa. Por exemplo, um número como 73% no canto da tela pode até parecer incrivelmente específico (levando você a planejar seu tempo de uso do telefone de acordo com isso), mas a única maneira de saber com precisão a quantidade de carga restante seria através da utilização de um sensor específico acoplado à bateria de íons de lítio do telefone. Fabricantes de celulares não fazem isso por conta do alto custo e, em vez disso, costumam usar algoritmos que estipulam a porcentagem da bateria restante com base na quantidade de voltagem que ela emite.

por que o celular desliga antes da bateria chegar a zero 1

Para se ter uma ideia de como funciona a estimativa usada pelos celulares de hoje, pense como seria calcular a quantidade de água em um barril ao observar a rapidez com que a água escorre de um buraco no lado. Complicado, não? Bem, isso até funciona corretamente na maioria das vezes, mas não serve como um indicador perfeito da duração da bateria. Fatores como o tipo de bateria e o quanto ela está sendo usada afetam a taxa na qual ela é drenada. A medição da carga disponível se torna um jogo de quebra-cabeça ainda maior quando o telefone fica mais velho, pois conforme os anos vão se passando, cristais se formam dentro da bateria, reduzindo a sua capacidade de processamento e dificultando a realização de um cálculo específico.

A melhor maneira de impedir que o seu telefone se torne um tijolo sem vida dentro do seu bolso é nunca deixá-lo “entrar na zona vermelha”. Você também pode tentar ativar o modo de baixo consumo de energia, além de optar pela exclusão ou desativação temporária de aplicativos que nativamente consomem muita carga. Por outro lado, se você busca manter a vida útil da bateria a longo prazo, evite usar o seu dispositivo em temperaturas extremas. Uma boa ventilação é essencial para a conservação não só da bateria, mas do seu celular como um todo.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!