O alho-poró é um vegetal que pertence à família Amaryllidaceae, a mesma da cebola e do alho. Acredita-se que esse vegetal seja originário das regiões do Mediterrâneo e do Oriente Médio, mas atualmente é cultivado em diferentes partes do mundo devido às suas vantagens não só na preparação de pratos na culinária em geral, mas também na promoção de uma alimentação saudável. Que tal conhecer os seus benefícios para a saúde?

É bom para os olhos

O alho-poró é rico em vitamina A, que é essencial para o bom funcionamento dos olhos. Além disso, esse vegetal também possui grandes quantidades de antioxidantes que combatem os efeitos dos radicais livres que podem causar a degeneração macular e outros problemas similares.

quais sao os beneficios do alho poro para a saude 2

Ajuda a manter a pele saudável

Os problemas de pele, como manchas escuras e rugas, são geralmente resultantes dos danos oxidativos causados ​​pelos radicais livres. O alho-poró pode ser usado no tratamento desses danos, já que os antioxidantes presentes na sua composição ajudam a eliminar os efeitos dos radicais livres, retardando o processo de envelhecimento precoce. Além disso, esse vegetal contém alicina, um composto que possui propriedades antibacterianas que mantém os germes e outros invasores estranhos longes sua pele.

Promove a saúde cardiovascular

O alho-poró conta com uma boa dose de kaempferol, um flavonóide que ajuda a proteger os vasos sanguíneos dos danos causados ​​por moléculas de oxigênio hiperativas. Este método de proteção também promove a produção de um gás natural chamado óxido nítrico, que por sua vez ajuda a dilatar e a relaxar os vasos sanguíneos, promovendo uma melhor circulação do sangue. Além disso, o alho-poró possui potássio, que ajuda a manter o equilíbrio do sódio no organismo, o que é um benefício excelente para as pessoas que sofrem com a hipertensão.

É diurético

O alho-poró é um alimento naturalmente diurético. Por isso, ele ajuda a eliminar as grandes quantidade de sódio e toxinas através da urina. Os alimentos diuréticos são benéficos para as pessoas que sofrem com hipertensão e outros problemas relacionados, pois reduzem o acúmulo de toxinas solúveis em água ou sais.

quais sao os beneficios do alho poro para a saude 1

Auxilia na perda de peso

O alho-poró é um ótimo alimento para a perda de peso devido à presença de fibras dietéticas em sua composição. Essas fibras têm a capacidade de manter o seu estômago cheio por longos períodos de tempo, impedindo que você se sinta frequentemente com fome. Além disso, essas fibras são benéficas na digestão e auxiliam no fluxo intestinal, diminuindo as chances de você sofrer com problemas como cólicas intestinas.

Promove a saúde óssea

A vitamina K, presente no alho-poró, fornece ótimos benefícios para os ossos. A ingestão diária adequada de vitamina K ativa uma proteína chamada osteocalcina, que desempenha um papel vital na promoção da saúde óssea.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!