Se você já pensou em instalar ou atualizar o seu serviço de internet, provavelmente já deve ter ouvido falar na internet de fibra ótica. De fato, vários analistas especializados em internet apontam a fibra ótica como o futuro da comunicação digital. Mas afinal, o que é essa tecnologia? Como ela funciona?

Como o seu próprio nome já diz, essa tecnologia promove o acesso à internet através de linhas de fibra ótica, que é um filamento flexível e com ótima capacidade de transmissão de dados. O que torna esse serviço muito eficiente é que, diferentemente dos serviços DSL e de internet a cabo que transmitem informações elétricas através de linhas de cobre, as linhas de fibra óptica usam pequenos fios de plástico ou vidro (levemente mais grossos que um único cabelo humano) para transportar transmissões binárias de luz ou impulsos codificados. Por isso, este método de transmissão de dados acaba se tornando a melhor opção para se obter uma internet com altíssima velocidade e muita confiabilidade.

o que e a internet fibra otica como ela funciona 1

A velocidade da internet depende da quantidade de dados que a sua infraestrutura pode lidar. Isso pode ser facilmente notado nos fios de cobre tradicionais usados ​​pelas conexões de internet DSL e a cabo. Esses cabos foram originalmente destinados a transmitir apenas voz nos serviços de telefonia, por isso eles são tão limitados na quantidade de dados que podem transmitir. Por outro lado, as linhas de fibra ótica transferem dados usando luz modulada em vez de eletricidade, o que lhes confere uma capacidade de largura de banda muito maior. As conexões de fibra de internet funcionam a velocidades que podem chegar até 1 gigabit por segundo, quase 100 vezes mais rápido do que as conexões antigas fornecidas por fios de cobre.

Uma das razões pelas quais o DSL e a internet a cabo ainda são amplamente disponíveis (apesar de tecnologicamente ultrapassadas) é que eles podem usar a infra-estrutura de fios de cobre que foi previamente instalada para serviços de telefonia e televisão a cabo. As linhas de fibra óptica são uma tecnologia muito mais recente, de modo que exigem uma infraestrutura totalmente nova. Por isso, as empresas de internet de fibra precisam absorver o custo inicial da instalação de uma infraestrutura desse tipo, o que explica sua disponibilidade limitada.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!