Curiosidades, Tecnologia

Qual a diferença entre 3G, 4G e 5G?

Se você vive antenado no mundo da tecnologia móvel, já deve ter ouvido falar em siglas como 3G, 4G e 5G. De fato, não é só nos portais especializados que acabamos sendo bombardeados por esse tipo de informação, mas até mesmo as próprias propagandas das operadoras de telefonia adoram enfatizar essas siglas para atrair os seus clientes. Mas afinal, o que elas significam?

Basicamente, cada uma dessas siglas significa um determinado padrão de tecnologia de telefonia móvel que substitui o seu antecessor, ou seja, a principal diferença entre elas é a rapidez apresentada na transmissão de dados. A quarta geração de conectividade móvel (4G) é a mais comum na atualidade e começou a ser usada no final dos anos 2000. O 4G tornou a Internet móvel até 500 vezes mais rápida do que o seu antecessor, o 3G, permitindo o suporte para TV de alta definição em dispositivos móveis, videochamadas de alta qualidade e navegação móvel rápida. De fato, o desenvolvimento do 4G foi um grande feito para a tecnologia móvel, especialmente para o desenvolvimento de smartphones e tablets.

Embora o 4G seja agora comum em praticamente todo o mundo, as coisas devem mudar novamente. Espera-se que haja mais de 20 bilhões de dispositivos conectados até 2020, os quais exigirão uma conexão ainda melhor, forçando a entrada do 5G no mercado. Basicamente, o 5G é amplamente considerado um padrão de transmissão de dados mais inteligente, mais rápido e mais eficiente do que os seus antecessores, como o 3G e o 4G. Ele promete velocidades de dados móveis que ultrapassam (e muito) a rede de banda larga doméstica mais rápida atualmente disponível para os consumidores. Com velocidades de até 100 gigabits por segundo, o 5G foi criado para ser até 1.000 vezes mais rápido que o 4G.

O post ainda não terminou... Mas que tal descobrir se o refrigerante DR PEPPER é bom em nosso último vídeo?

Clique aqui para assistir no YouTube



A baixa latência é a principal diferença entre o 4G e o 5G. A latência é o tempo que demora para que as informações sejam enviadas de um dispositivo até o seu destinatário. A latência baixa significa que você poderá fazer o download e o upload de arquivos com rapidez e facilidade, sem precisar se preocupar com a possibilidade da rede falhar repentinamente. Você também pode assistir a um vídeo em 4K quase que imediatamente, sem ter que passar por um tempo de carregamento.

Mas é preciso lembrar que a introdução geral do 5G no mercado ainda vai exigir muitos investimentos por parte dos governos e das operadoras de redes móveis. O aspecto de segurança do 5G também precisa ser melhor estudado, já que com um maior número de usuários e serviços aprimorados, as operadoras de telefonia móvel precisam buscar o nível ideal de segurança para essa nova tecnologia.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Você também pode gostar de