O agrião é um vegetal originário da Europa e da Ásia Central, cujo cultivo geralmente se dá em áreas úmidas como em nascentes de rios e riachos. O agrião tem um sabor ligeiramente apimentado que promove um equilíbrio interessante com os seus talos crocantes e suas folhas suaves. Além de ser muito usado na preparação de saladas e refogados, esse primo da couve é conhecido há muito tempo como uma erva deliciosamente nutritiva, que pode servir como uma solução natural para o tratamento de vários problemas. Conheça alguns dos seus principais benefícios:

Promove a perda de peso

O agrião tem um teor muito baixo de calorias (aproximadamente 18 calorias por porção), o que torna esse vegetal um alimento excelente para quem quer perder peso. Além disso, a mistura de fibras alimentares e aminoácidos na sua composição tem a capacidade de manter o seu estômago saciado por longos períodos de tempo, prevenindo o desejo de consumir lanches casuais que podem levar ao aumento de peso.

quais sao os beneficios do agriao para a saude 1

Fortalece o sistema imunológico

O alto teor de vitamina C encontrado no agrião é perfeito para proteger o seu corpo contra doenças causadas por bactérias, vírus e fungos. A oferta abundante dessa vitamina acaba liberando antioxidantes no organismo que ajudam a eliminar os radicais livres e quaisquer sintomas de inflamação do corpo, melhorando assim a sua imunidade.

Previne a anemia

O agrião é uma fonte rica de ferro, que é necessário para promover a produção de hemoglobinas no corpo. A hemoglobina é uma metaloproteína presente nos glóbulos vermelhos que permite o transporte de oxigênio pelo sistema circulatório. Por isso, o consumo regular do agrião é muito benéfico para as pessoas que sofrem com uma deficiência de ferro ou que perderam muito sangue devido a lesões, fraturas, gravidez, etc.

quais sao os beneficios do agriao para a saude 2

Combate a ressaca

O suco do agrião é ótimo para curar a ressaca, uma vez que esse vegetal trabalha para estimular as enzimas de limpeza que agem na desintoxicação do fígado. Isso evita que você sinta o resultado vicioso do excesso do consumo de bebidas alcoólicas.

Promove a saúde óssea

O agrião oferece um abundante suprimento de vitamina K, cuja ausência no organismo está associada a um maior risco de desenvolvimento de problemas ósseos. A ingestão regular de vitamina K contribui grandemente para a manutenção da saúde dos ossos, pois essa vitamina age como um repositor de proteínas da matriz óssea, aumentando a absorção de cálcio e reduzindo a sua descarga através da urina.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!