Todo mundo já conhece o passo a passo do beijo romântico: você se inclina para a frente, fecha os olhos e toca os seus lábios com os da pessoa pessoa que você gosta. Mas você já se perguntou por que costumamos fechar os olhos durante um beijo apaixonado? Ao que tudo indica, a ciência parece ter finalmente encontrado a resposta.

De acordo com os psicólogos e pesquisadores britânicos Polly Dalton e Sandra Murphy, que estudaram um grupo de participantes e as suas interações com os estímulos físicos e visuais, o cérebro não consegue apreciar completamente o contato físico quando se distrai com o visual, de modo que os olhos fechados durante o beijo podem ser uma espécie de reação natural do nosso inconsciente que busca “sentir melhor” toda essa sensação prazerosa.

Os participantes do estudo foram equipados com um pequeno dispositivo que emitia uma vibração sutil na mão. Enquanto eles usavam o dispositivo, eles receberam a tarefa visual e mental de procurar por determinadas cartas. Os participantes relataram que, enquanto procuravam por cartas, a vibração era menos aparente, mas quando fechavam os olhos, a vibração em suas mãos parecia ser muito mais significativa. O que isso prova, segundo Dalton e Murphy, é que o cérebro pode apreciar melhor a estimulação física quando não está dividindo seus esforços com a estimulação visual.

por que fechamos os olhos durante um beijo 1

Vale lembrar que o beijo é um ato íntimo de desejo que pode se transformar em um ato sexual ainda mais íntimo. Ainda que a cultura em torno do beijo aponte para o seu lado “romântico”, é inegável que, em um nível primitivo, a busca pelo prazer sexual é o seu principal objetivo. Conforme os seres humanos foram evoluindo, eles perceberam que beijar com os olhos fechados promove uma sensação muito melhor e mais prazerosa, mantendo-os focados e permitindo que eles construam um momento intimamente perfeito, ao invés de se distrair rapidamente e desviar sua atenção para outro lugar.

Pense bem, você não fecha os olhos quando beija a sua mãe, não é mesmo? Beijar de olhos fechados é uma tentativa mais profunda de reunir as sensações prazerosas e de intensificar a intimidade do encontro. Por isso, manter os olhos abertos enquanto você beija romanticamente uma pessoa pode atrapalhar toda essa interação.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!