A Venezuela é um país localizado no norte da América do Sul, possuindo um território composto por uma massa de terra continental e inúmeras ilhotas no Mar do Caribe. O terreno do país abrange desde a bacia da floresta amazônica até a Cordilheira dos Andes, passando pelo Delta do Rio Orinoco, a costa caribenha e a extensa planície Llanos. Por geralmente figurar nos jornais de todo o mundo devido a sua grave crise econômica, muitas pessoas acabam desconhecendo a interessante história desse país, que por sua vez possui um nome bem peculiar. E por falar em nome, por que essa nação recebeu o nome de “Venezuela”?

Muitos pesquisadores da história da América Latina acreditam que a Venezuela tenha sido nomeada por um cartógrafo e navegador chamado Américo Vespúcio, que vivia na região de Veneza, na Itália. Vespúcio chegou na costa venezuelana em 1499 através de uma expedição comandada pelo navegador espanhol Alonso Ojeda. Naquela época, as casas de palafitas dos moradores nativos que viviam na região em torno do lago Maracaibo tinham características semelhantes com as residencias que Américo Vespúcio costumava ver em Veneza. Os historiadores acreditam que isso serviu de inspiração para que ele nomeasse o lugar com o nome “Venezuela”, que se traduziria como “Pequena Veneza” na língua espanhola.

por que a venezuela tem esse nome 1

Pintura ilustrando a chegada de Américo Vespúcio na Venezuela.

Por outro lado, Martín Fernández de Enciso, que era um geógrafo que acompanhava a mesma expedição, sugeriu uma hipótese diferente em seu livro “Summa de Geografia”, que foi lançado em meados de 1519. No livro, Martín afirma que, durante a expedição, eles encontraram um povoado indígena que era conhecido entre os nativos como “Veneciuela”. Desse modo, o livro de Martín dá a entender que o nome do país possa ter evoluído do nome “Veneciuela”, que já era usado anteriormente pela tribo.

Apesar da versão da história fornecida por Martín Fernández de Enciso fazer sentido e promover uma conclusão alternativa, a primeira hipótese que gira em torno da cidade italiana de Veneza permanece até hoje sendo a mais divulgada e aceita mundo afora.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!