É muito comum estar procurando hotéis durante as férias e dar de cara com a seguinte frase: “oferecemos serviço de concierge” e ficarmos com aquela bela expressão de ‘o que diabos é isso’? Para sanar as suas dúvidas – que também foram minhas por muuuuito tempo – decidi trazer a presente matéria hoje e espero que você goste!

Vamos do princípio. Concierge é um termo francês que significa, de forma literal, porteiro. Este é um cargo do ramo da hotelaria cuja função é atender as necessidades comuns e especiais dos hóspedes. Fazem parte das funções de um concierge o controle das entradas e saídas dos hospedes, auxiliar os hospedes na compra de passeios, aluguel de automóveis ou até mesmo indicação de bons restaurantes e cafeterias na cidade. Os concierges também ajudam o hospede em suas solicitações básicas como pedidos de objetos de utilidade (como um adaptador de tomada, por exemplo) ou até mesmo para serviço de despertador. Este é um serviço que faz parte dos hotéis mais requintados e existe para que os hóspedes se sintam o mais confortáveis que puderem 24h durante sua estadia.

o que e servico concierge tricurioso

Uma curiosidade interessante é que o termo consierge vem do latim consergius / conservus que significa ajudante ou serviçal, porém sua derivação direta é da expressão francesa ‘comte des cierges’ que seria ‘contador de velas’, um cargo comum durante o século XIX cuja função era cuidar da limpeza e iluminação dos antigos castelos.

Curioso, não é mesmo? Comente!