Se você é um apaixonado por produções norte-americanas, também já deve ter reparado que eles adoram um waffle por lá, não é mesmo? Além disso, parece que recentemente esse fascínio tem invadido o Brasil também, principalmente as cafeterias e acabei ficando curiosa sobre sua origem… Vamos descobri-la?

Pois bem, por mais que esta delícia seja popular nos Estados Unidos, sua origem vem da Bélgica durante o período da Idade Média. Durante este período, a massa feita de farinha de trigo e ovos, prensada em duas placas de ferro trazia consigo brasões ou imagens sagradas em meio a seus quadrados que lembram favos de mel, isso porque a delícia era, na verdade, utilizada como hóstia!

quem inventou waffle tricurioso

Nesta época a receita muito se assemelhava com a de crepes e panquecas, a diferença estava na quantia de cada ingrediente e também no modo de preparo já que o waffle em seu resultado final ficava parecido com um pãozinho macio e redondo com suas linhas quadriculadas que recebiam as mais diversas coberturas. Sendo um ótimo café da manhã ou sobremesa, lanche ou apenas para a gula mesmo, o waffle sempre foi algo irresistível, sendo doce, salgado ou até mesmo puro.

Não demorou para que a invenção deixasse seus propósitos católicos e ganhasse as mesas pelo mundo todo, ganhando as mais diversas coberturas que se iniciaram com mel e foram ficando mais ousadas como açúcar, maple syrup, manteiga e, hoje, os mais ousados inovam colocando de frango frito e bacon a chocolate com morangos. Ou seja, como bem percebemos, o waffle é uma receita extremamente versátil, deliciosa e perfeita para ser preparada nas mais diversas situações.

Gostoso, não é mesmo? Comente!