Muitos cozinheiros amadores de várias partes do mundo já colocaram em prática ou ouviram falar em um suposto macete que envolve a adição de uma pitada de sal na água para que ela ferva mais rápido. Apesar de bastante difundida, essa ideia acaba levantando mais dúvidas do que necessariamente promove um resultado conclusivo. Mas afinal, o sal realmente faz a água ferver mais rápido?

Para a tristeza dos adeptos dessa “técnica”, o sal não faz com que a água ferva mais rapidamente. De fato, adicionar sal promove exatamente o oposto, fazendo com que a água demore ainda mais tempo para ferver! O sal, na verdade, aumenta o ponto de ebulição da água, que é quando a tendência da água evaporar é maior do que a tendência de permanecer líquida em um nível molecular. Em outras palavras, é a temperatura na qual ela passa do seu estado líquido para o estado gasoso.

colocar sal na agua faz ela ferver mais rapido 1

Quando o sal é adicionado na água, a elevação do ponto de ebulição é colocada em vigor através de uma reação que envolve os antigos pilares da química: o soluto, o solvente e a solução. A elevação do ponto de ebulição acontece quando um soluto não volátil (ou uma substância dissolvível, que neste caso é o sal) é adicionado a um solvente puro (ou uma substância que dissolve um soluto, que neste caso é a própria água) para criar uma solução (a água salgada). A água salgada requer mais exposição ao calor para ferver do que a água “pura”, então o ponto de ebulição é elevado e o tempo necessário para a água ferver aumenta. Para se ter uma ideia, o ponto de ebulição da água salgada gira em torno de 102,2 °C, diferente dos 100 °C necessários para a fervura da água pura.

Ou seja, jogar uma pitada de sal na água só vale a pena se você quiser adicionar algum sabor adicional ou levar algum tempo extra para fazer outro trabalho de preparação na cozinha. Mas se você quiser que a sua água ferva mais rápido, é melhor deixá-la em seu estado natural.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!