Saúde

Quais os benefícios da lavanda para saúde?

A lavanda é uma flor lindíssima, certamente uma das minhas favoritas, porém não apenas de beleza vive esta bela flor. Ela também proporciona diversos benefícios para o seu corpo e também para sua mente. Pensando nisso, decidi traze-los hoje para você e espero que goste!

Caso você não saiba, a lavanda – em Portugal conhecida como alfazema – é um pequeno arbusto usado como erva e também para ornamentação. Elas possuem aromas suaves e são ótimas para extração de óleos, para pot-pourris, aromaterapia, cosméticos e também matéria prima para antissépticos. Vamos então aos benefícios?

1. Relaxante

A lavanda é um calmante natural, é excelente para baixar a pressão arterial e melhorar a função cardíaca, assim acalmando tanto seu corpo quanto sua mente. Para usufruir deste benefício, a melhor forma é adquirir um aromatizador de ambientes com o cheiro natural da flor próximo ao local onde você costuma relaxar para sentir os benefícios.

2. Antisséptico natural

Sabe aquele momento desesperador em que você se machuca e precisa recorrer a remédios? Relaxe, pois a lavanda tem propriedades antissépticas, bactericidas e cicatrizantes que limpam o ferimento, auxiliam na cicatrização e ainda livra você das possíveis bactérias. Também é ótima para queimaduras leves, micoses, dermatites, herpes, picadas de inseto e até mesmo acnes. Para todos esses benefícios, adquira o óleo essencial da planta e pingue de uma a duas gotas do mesmo direto na pele.

3. Ajuda a respirar melhor

Você também sofre com as ites? Sinusite, rinite, laringite, bronquite? Hehe. O óleo essencial da lavanda também é excelente para aliviar problemas respiratórios e para isso bastam três a quatro gotas em uma bacia com água quente. Cubra a cabeça com uma toalha e inale o vapor d’água com lavanda e sinta a respiração fluir.

4. Insônia? Nunca mais

Para quem tem sérios problemas para dormir, a lavanda é um excelente remédio natural. Deixe os soníferos e medicamentos fortes de lado e aposte nesta flor ‘mágica’ que equilibra seu sistema nervoso enquanto induz seu corpo ao sono e relaxamento. Para isso basta uma gotinha do óleo essencial no seu travesseiro.

5. O mesmo serve para os bebês!

Se você tem um pequenino em casa bastante agitado que não consegue dormir, a lavanda também pode ajudar justamente por suas propriedades relaxantes. Para ele, use uma gotinha do óleo essencial para massagear entre suas sobrancelhas ou ainda de três a quatro gotas na banheira durante o banho quentinho.

Interessante o que a lavanda pode fazer, não é mesmo? Comente!

Você também pode gostar de