A ideia de que existe uma ligação específica entre as cores e as emoções humanas não é algo recente. Há mais de 200 anos atrás, o escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe já havia publicado um livro chamado “Teoria das Cores”, que embora não apresente um texto necessariamente científico, acabou influenciando várias pesquisas sobre as cores e seus respectivos efeitos na construção das emoções humanas. Nos dias atuais, graças aos notáveis avanços nos métodos de pesquisa, os cientistas são capazes de testar com mais precisão os efeitos de diferentes cores no nosso humor e comportamento.

Em um estudo conduzido por membros do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia, 600 participantes realizaram testes visuais que apresentavam imagens e palavras sobre cenários que tinham tons de vermelho e azul. Os pesquisadores descobriram que o vermelho podia fazer com que as pessoas se concentrem mais e produzissem um trabalho mais preciso, enquanto o azul era muito eficaz em estimular a criatividade. Em outras palavras, isso poderia significar que o vermelho é uma cor mais estimulante, enquanto o azul é uma cor mais pacífica.

voce sabia que as cores podem influenciar o nosso comportamento 1

Em um teste diferente, os cientistas estudaram os efeitos que diferentes cores exerciam no cérebro dos macacos. Vermelho, verde e azul (exatamente nessa ordem) promoveram as maiores quantidades de atividade mental. Isto confirma a ideia de que certas cores são mais “chamativas” do que outras, algo que designers ou artistas devem considerar ao criar uma obra, por exemplo.

Ao longo da história, todas essas pesquisas sobre cores beneficiaram várias indústrias, de modo que as grandes marcas usam cores especialmente escolhidas no design de suas embalagens e dos seus logotipos para transmitir mensagens diferentes. O azul costuma evocar a sensação de que a marca é confiável, enquanto o verde representa a robustez e o meio ambiente. O amarelo é uma ótima cor para promover algo “divertido”, enquanto que o vermelho invoca um senso de proficiência e desperta os desejos.

Sendo assim, quanto mais se descobre sobre a relação entre a cor e a psicologia, as empresas podem refletir melhor sobre os potenciais prós e contras de usar cores diferentes ao desenvolver suas estratégias de mercado.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!