Se você resolver assistir uma partida de hóquei no gelo pela primeira vez, é bem provável que se surpreenda ao se deparar com uma briga entre os jogadores em pleno rinque de patinação. Diferentemente da maioria dos esportes, a briga no hóquei virou uma tradição que faz parte do esporte há muitos séculos, atraindo os olhares de muita gente. Mas para entender melhor esse assunto, é preciso levar em conta a história do esporte em si, além de destacar que, ao contrário da crença popular, a briga é passível de punições no jogo, embora seja tolerada.

Desde o início do hóquei no gelo, a luta tornou-se inevitável devido à natureza competitiva do esporte, às emoções dos jogadores e aos equipamentos que eles usam. De fato, existem diferentes razões que motivaram o surgimento das brigas no hóquei, incluindo a falta de regras durante o seu desenvolvimento inicial e até mesmo o crime e a pobreza presentes nos bairros canadenses onde o esporte se desenvolveu. Em 1922, a NHL (maior liga do esporte) passou a ver isso como uma excelente estratégia de marketing focada na rivalidade, já que aumentava o interesse do público e consequentemente trazia mais dinheiro tanto para a liga quanto para os clubes.

por que a briga e permitida no hoquei no gelo 1

Como a briga se tornou algo inevitável no hóquei, regras mais específicas tiveram que ser criadas para garantir a segurança dos jogadores. Para começar, no início de uma briga, ambos os jogadores devem soltar seus tacos (também chamados de “sticks”) e remover suas luvas, já que elas podem aumentar ainda mais os danos das lesões. Por fim, não se deve lutar ou ferir árbitros e assistentes ou até mesmo iniciar uma luta contra um adversário que tenha pontuado de forma justa. Mas é importante deixar claro que estas regras e penalidades podem variar a depender da liga e da competição.

Curiosamente, algumas estatísticas apontam que as brigas no hóquei têm diminuído ao longo dos anos. De fato, até mesmo alguns fãs declarados do esporte não curtem esse tipo de coisa. Vale lembrar que a briga não é permitida no hóquei olímpico, de modo que o jogador que iniciar uma luta pode receber uma penalidade de jogo ou até mesmo uma expulsão. Os jogadores também podem receber pequenas penalidades por retaliação, desrespeito aos árbitros ou má conduta de jogo.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!