Hoje publicamos uma matéria falando sobre alguns cogumelos deliciosos e totalmente comestíveis. Porém, isso me despertou outra curiosidade… Quais seriam os cogumelos venenosos mais comuns? Pois bem, memorize esta lista como se sua vida dependesse disso, afinal, um dia ela pode realmente depender, não é mesmo?

1. Amanita Muscaria

cogumelos venenosos tricurioso

Este é um cogumelo comum, porém um tanto perigoso. Ele contêm em sua composição três alucinógenos extremamente fortes que podem causar vertigem, confusão mental, náusea, sono e perigosas alucinações. Além disso, podem sim leva-lo a morte, então não saia por ai tendo ideias perigosas. Sua maior quantia de neurotoxinas surge na primavera e no verão.

2. Amanita Phalloides

cogumelos venenosos tricurioso 1

Este é extremamente nocivo e causa a morte com apenas 50 gramas. Ele ataca diretamente seu fígado e rins, causando danos irreversíveis antes mesmo de aparecerem os primeiros sintomas. A única forma de se salvar da morte é conseguindo um transplante. Voltando aos sintomas, eles incluem náusea, vômito, taquicardia, hipoglicemia, diarreia severa e hipotensão.

Como faço para identificar um cogumelo venenoso?

Existem algumas regras já definidas para que você possa distinguir os cogumelos venenosos dos comestíveis, assim ingerindo-os de forma segura e correta. Veja a seguir:

– Estude muito e conheça todas as espécies, leia sobre elas pelo menos uma vez;
– O primeiro passo é reconhecer as espécies mortais que crescem ao redor dos cogumelos;
– Escolha sempre cogumelos que não sejam facilmente confundidos com outros e que você tenha aprendido a identificar com tranquilidade;
– Não colha cogumelos de áreas contaminadas;
– Sempre examine todos os exemplares colhidos para ter certeza de que todos são comestíveis;
– Sempre cozinhe os cogumelos;
– Nunca dê cogumelos à crianças;
– Se tiver opção, JAMAIS coma cogumelos silvestres.

Bizarro, não é mesmo? Comente!