Não existe nada mais gostoso do que um strogonoff cheio de batata-palha e, claro, um delicioso champignon. Porém, será que este é o único tipo de cogumelo comestível? Existem outros? É isso que iremos descobrir hoje!

Existe um ditado muito comum no mundo da gastronomia: todos os cogumelos são comestíveis, porém alguns são apenas uma vez. Ou seja, alguns deles são do tipo comeu, morreu. Porém, muitos deles não seguem essa filosofia um tanto cruel e são bastante deliciosos, sendo até mesmo considerados pelos antigos gregos como um elixir da vida. É claro, todo cogumelo é um fungo, então é preciso manter o olho aberto e comprar apenas em fontes seguras. Mas sem mais delonga, vamos a lista com os mais conhecidos e comestíveis do mundo.

1. Champignon

É claro que o primeiro da lista seria o champignon, também chamado de cogumelo paris. Este é comumente encontrado em frascos e latas em supermercados e fica delicioso tanto no strogonoff quanto no spaguette. Este delicioso cogumelo é uma rica fonte de proteínas, vitamina C, folato, ferro, cálcio, cobre e zinco. Além disso, é uma ótima fonte de fibras e auxilia muito no trânsito intestinal.

2. Shiitake

Este também é bem comum, sendo nativo da ásia e o segundo mais consumido em todo o mundo. Esta presente em diversas receitas orientais tais como Shiitake no Batayaki onde o cogumelo é refogado na manteiga. Este é um fungo excelente para a manuntenção da pressão arterial, contem cerca de nove aminoácidos essenciais e é rico em proteínas.

3. Shimeji

Este é altamente consumido na China e é muito conhecido por ser servido em rodízios de comida japonesa. Ao natural, tem um gosto bastante amargo e por isso precisa de todo um preparo especial antes de ser consumido. É uma excelente fonte de fibras, minerais, proteínas e vitaminas. Além disso, auxilia no combate a doenças como colesterol alto e cancro.

cogumelos comestiveis tricurioso 1

Portobello recheado <3

4. Portobello

Com cheiro bastante intenso e textura endurecida, este cogumelo é comumente apelidado de bife dos vegetarianos. Isso porque é muito utilizado para substituir a carne na gastronomia, podendo ser utilizado em saladas, ser grelhado ou até mesmo recheado. Ele é excelente para controlar os níveis de colesterol e também para fortalecer a imunidade.

5. Porcini

Para finalizar a lista, temos o porcini que é cheio de proteínas e aminoácidos, o que é excelente para acelerar o metabolismo. Este cogumelo é comumente encontrado em formato desidratado, assim fazendo com que os níveis de açúcar e minerais acabem sendo baixos. É ótimo para o preparo de sopas e risotos e é possível hidrata-lo em água quente durante meia hora.

Interessante, não é mesmo? Comente!