O sorvete é uma das sobremesas mais apreciadas em todo o mundo. É um alimento que podemos comer mesmo quando estamos cheios (de fato, geralmente comemos quando estamos bem cheios), além de possuir um sabor que não apenas nos refresca, mas também traz um sorriso para nossos rostos. Com isso em mente, reunimos alguns fatos bastante curiosos sobre o bom e velho “gelado”.

1. Acredita-se que o sorvete foi inventado na China Antiga, onde os imperadores contavam até com grupos específicos dos chamados “homens do gelo” para criar uma sobremesa gelada produzida com leite de búfala, farinha de arroz e cânfora.

2. Os antigos romanos chegaram a enviar escravos para as montanhas para coletar neve que eles posteriormente aromatizariam com frutas e sucos para criar a sua versão dessa sobremesa.

3. Embora as primeiras versões da sobremesa tenham surgido na antiga China e em Roma, o sorvete como conhecemos atualmente foi criado na Itália.

fatos curiosos sobre o sorvete 1

4. O rei Carlos I da Inglaterra pagava cerca de 500 libras ao seu chef todos os anos só para manter a sua receita de sorvete favorito em segredo.

5. O ex-presidente americano George Washington aparentemente adorava tanto essa sobremesa que só no verão de 1790 ele gastou o equivalente a US $ 200 em sorvete, o que hoje daria cerca de US $ 5 mil.

6. Cerca de 50% do volume de sorvete é constituído somente por ar, o que dá à sobremesa uma textura leve.

7. Quando os governantes da cidade de Evanston, no estado americano do Wyoming, proibiram a venda de refrigerantes gelados aos domingos, os donos de restaurantes inventaram o sundae. Eles substituíram o refrigerante por xarope de glicose para contornar a lei, além de substituir o ‘y’ da palavra “sunday” (domingo) por um ‘e’ para evitar problemas com os líderes religiosos.

fatos curiosos sobre o sorvete 2

8. O primeiro vendedor de caminhões de sorvetes nos Estados Unidos foi Harry Burt, que começou seu negócio em 1920.

9. Em Tóquio, no Japão, você pode encontrar sorvetes com sabores bem peculiares incluindo polvo, camarão, raiz forte e língua de vaca.

10. Acredita-se que a casquinha de sorvete foi inventada na Feira Mundial de St. Louis em 1904, quando um sírio chamado Ernest E. Hamwi usou uma parte da massa de waffle que vendia na sua barraca para fazer cones como uma forma de ajudar seu vizinho, um vendedor de sorvetes que tinha ficado sem tigelas.

fatos curiosos sobre o sorvete 3

11. Em média, uma vaca comum produz leite suficiente ao longo de sua vida para produzir 28 mil litros de sorvete.

12. A marca de sorvetes Ben & Jerry’s é uma das maiores do ramo. Ela vende anualmente cerca de US $ 500 milhões dessa sobremesa para clientes em praticamente todas as partes do planeta, exceto na Antártida, por razões óbvias.

E você, também curte um gelado? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!