Curiosidades

Como funciona o código de barras?

Estava eu pagando um boleto há poucos momentos pelo smartphone e parei para prestar atenção no quanto essas linhas verticais podem parecer mágicas. Com variações de espessura e distância, elas são capazes de trazer consigo muita informação… Mas como será que tudo isso funciona? É o que iremos descobrir!

Então, o mistério por trás do código de barras é o mesmo que desvenda o princípio da computação, este se chama código binário e é formado por sequências de zeros e uns. Como resultado, temos a descrição exata de qualquer coisa cadastrada em uma base de dados após uma simples leitura feita por um equipamento leitor, um smartphone, uma câmera, etc. Para compreender melhor, todo código de barras é composto por 95 partes simétricas, sejam elas brancas ou pretas. A partir dessas partes, o computador lê o código, assim identificando as colunas que possuem e que não possuem cor, assim atribuindo zero ou um para cada variação. É claro, zero para as áreas que refletem a luz – branco – e um para as áreas que não refletem a luz – preto – assim gerando uma sequência de zeros e uns de 95 dígitos.

Além de toda essa complexidade, existe um padrão numérico abaixo que dá sentido a ela. Todo este número é dividido em 15 sessões onde três limitam o código as extremidades e mostram onde é o centro. Os 12 restantes são compostos por sete dígitos cada e ficam agrupados em duas partes, um à esquerda e outro à direita. É desta forma que a máquina compreende quando o código está de cabeça para baixo. O lado esquerdo é sempre ímpar enquanto o lado direito é sempre par. Ao ler da esquerda para direita, a máquina inverte a ordem antes de processar o código e suas informações. No caso de produtos em um supermercado, por exemplo, a máquina identifica o nome, fabricante e descrição do produto, então é lido o código binário nas listas. Assim, o sistema descobre o tipo de item – se é pesado, comum, remédio, cupom – o número do fabricante e o código do produto.

Após a leitura, é feita uma comparação entre o número presente no rodapé do código a leitura feita, se for igual a leitura é mostrada na tela. Se for diferente, é refeito o cálculo e se o erro persistir, uma mensagem é mostrada. É claro que você nunca mais irá ao supermercado ou pagará um boleto com o mesmo olhar… Isso eu posso garantir.

Gostou da curiosidade? Comente!

Você também pode gostar de